Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COPA VERDE

Mais de mil agentes de segurança são mobilizados para o clássico RexPa

Por Paula Portilho (EMATER)
27/09/2019 18h17

Os clubes do Remo e do Paysandu, que disputam o principal clássico do futebol paraense, se enfrentam pela primeira partida da semifinal da Copa Verde, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), no próximo domingo (29), às 16 h. Para garantir a segurança do público serão mobilizados 1.029 policiais militares, 90 bombeiros e 40 guardas municipais, além de agentes de segurança privada. Foram disponibilizados 35 mil ingressos, entre pagante, sócio-torcedor e gratuidade. Todos os portões serão abertos a partir das 13 h.

O policiamento está garantido para a primeira partida da semifinal da Copa Verde, no Estádio Olímpico do ParáA logística para o jogo foi decidida em reunião com representantes de várias instituições envolvidas. “É uma grande logística para garantir o conforto e a segurança do torcedor. Da Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer) temos uma equipe com profissionais de áreas essenciais, como limpeza, conservação e monitoramento, por exemplo, para assegurar o sucesso do evento”, informou Vitor Borges, secretário-adjunto da Seel, responsável pela gestão do espaço.

Também participam efetivamente da organização do jogo equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ministério Público, Polícia Civil, bombeiros civis, Federação Paraense de Futebol (FPF), representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a Seel.

Suporte - Segundo o coordenador de Segurança do Estádio Olímpico, Elber Maia, o suporte das equipes envolvidas é redobrado para um evento como o RexPa. “E o torcedor também conta com a delegacia de plantão e com o juizado criminal, que sempre estão presentes nos jogos”, disse o coordenador, ressaltando ainda a importância de o torcedor que vir acompanhado de menores de idade e de pessoas com deficiência estarem mais atentas, por se tratar de evento com grande público.

De acordo com o tenente-coronel PM Norat, do Batalhão de Policiamento Rodoviário, com relação ao acesso do público o trabalho será integrado com a Semob, com intervenção na Avenida Augusto Montenegro com acesso pela Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), e na frente do Mangueirão. “Quem vem pela Avenida Independência, torcedor do Paysandu, e quem vem pela Augusto Montenegro como torcedor do Remo, contará com nossas equipes integradas para garantir a segurança e o fluxo de trânsito. Pedimos a colaboração do torcedor para que procure vir cedo para o estádio, para evitar tumulto”, enfatizou o tenente-coronel Norat.O clássico entre Remo e Paysandu é o principal do futebol paraense

Para chamar a atenção ao respeito e à inclusão social da pessoa com deficiência em todos os espaços, oito crianças com deficiência, torcedoras de Remo e Paysandu, vão ao Mangueirão acompanhar o maior clássico do futebol paraense pela primeira vez. A iniciativa é do grupo Mães Guardiãs e do Projeto Ponto de Apoio, e conta com o apoio dos clubes paraenses, da FPF e da Seel. Antes do jogo, as crianças darão uma volta em torno do campo, sendo levadas pelas bicicletas do Ponto de Apoio, conduzidas por voluntários do projeto.