Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIA ALTERNATIVA

Ampliada e pavimentada, vicinal Quilombolas será entregue em outubro

Por Kátia Aguiar (COHAB)
24/09/2019 22h19

Via ganhou 5 metros de largura em cada margem, terraplenagem, revestimento, construção de bueiros novos e sinalizaçãoAs obras de ampliação e melhoria do pavimento da vicinal Quilombolas, estrada que liga a PA-252 à sede municipal de Moju, serão entregues em outubro pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). A via alternativa de tráfego para veículos de pequeno e médio porte, após a queda da ponte sobre o Rio Moju (que integra a Alça Viária), ganhou 5 metros de largura em cada margem, terraplenagem, revestimento primário com espessura de 15 cm, construção de 14 linhas de bueiros novos e sinalização, além da recuperação, em parceria com a Prefeitura de Moju, de cinco pontes em madeira, que estavam em péssimo estado.

Pontes de madeira que estavam em péssimo estado também foram recuperadas em parceria com a Prefeitura de MojuA vicinal Quilombolas tem 53 quilômetros de extensão, que passam pelos municípios de Acará e Moju, atravessando 17 comunidades remanescentes de quilombos, das quais 15 fazem parte do Território Quilombola Jambuaçu, e 14 já são tituladas. Quem mora há muito tempo na terra lembra das dificuldades ao trafegar pela estrada. É o caso do comerciante Jairo Fagundes, que mora há cerca de 40 anos na vicinal. “Tudo foi muito cercado de dificuldades na nossa comunidade. Quando vim morar aqui só entrava carro de boi na via, e a gente demorava dois dias para chegar em Belém. Depois vieram umas melhorias, mas a estrada estava sempre ruim. Mas agora, depois dessas obras, melhorou muito o acesso. Como comerciante tenho muito o que comemorar, pois os negócios melhoraram muito”, garantiu.

O titular da Setran, Pádua Andrade, disse que, apesar de se tratar de uma estrada municipal, o governo do Estado investiu cerca de R$ 15 milhões na melhoria e ampliação da Vicinal Quilombolas, “em um esforço para reduzir os transtornos causados pela derrubada da ponte Rio Moju, que tem causado transtornos para os motoristas que precisam acessar o sul e sudeste paraense usando como alternativa a Alça Viária, que interliga a Região Metropolitana de Belém ao nordeste paraense”.

A Alça Viária faz parte da PA-483 e consiste em um complexo de quatro pontes, entre elas a ponte Rio Moju, que está sendo reconstruída no vão central, com cerca de 270 metros, desde abril deste ano.