Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Ações do 'Territórios pela Paz' começam a beneficiar a população do Guamá

Por Aline Saavedra (SECOM)
23/09/2019 16h33

As ações envolvem mais de 300 agentes de segurança e quase 120 veículos, além da CavalariaDepois dos bairros Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará, Nova União e Terra Firme, todos na Região Metropolitana de Belém, o Programa Territórios pela Paz, promovido pelo Governo do Pará, chega ao bairro do Guamá. O início da programação foi na manhã desta segunda-feira (23), na Praça Frei Daniel, localizada na Rua Intendente Dr. Virgílio Mendonça com a Travessa Guerra Passos.

O programa promove ações integradas das instituições governamentais para coibir crimes e potencializar ações sociais, consolidando as políticas de Estado em áreas definidas pelo setor de planejamento, e também com base nos dados levantados pela inteligência e análise criminal.

A atuação dos órgãos de segurança no bairro do Guamá ocorrerá em três fases. A primeira, de ocupação, realizada a partir de hoje até 2 de outubro; a segunda, fase de estabilização, será no dia 3 de outubro e a última fase, de aproximação, será realizada de 16 a 30 de outubro. Mais de 300 agentes de segurança e quase 120 veículos (entre viaturas e motocicletas), além da Cavalaria, serão empregados nas operações.

O secretário Ualame Machado disse que o objetivo é fazer com a população perceber a presença da polícia“Desde o início do ano nós já reforçamos a segurança no Guamá, e apesar do episódio lamentável em maio, o bairro tem apresentado redução da criminalidade. Os números mostram isso. Tanto nos casos de roubos, homicídios e latrocínios. O que a gente pretende é fazer com que a população perceba a presença da polícia, a ostensividade policial, para que possa sair às ruas, sentar na frente de suas casas”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado

Entre os moradores, as expectativas são positivas. Lia Menezes já percebe a presença da polícia nas ruas, e com a chegada do Terpaz acredita que vai melhorar ainda mais. “Eu espero que se faça um bom trabalho no nosso bairro, porque nós precisamos realmente disso. A violência aqui já vem diminuindo, e nós acreditamos que tudo dará certo”, afirmou.

Polícia Militar - Visando garantir a ordem pública, a segurança no bairro do Guamá será intensificada, sempre buscando a prevenção de práticas delituosas e resguardando a população. Isso será possível por meio de ações ostensivas de policiamento em áreas mapeadas, onde a criminalidade apresentou maior número de ocorrências. A atuação da Polícia Militar será realizada nas três fases. Na terceira, ocorrerá a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministrado para jovens pela Polícia Militar.O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, citou o reforço de outras unidades nas ações

Dentre as operações que serão postas em prática pela PM estão Disque Denúncia, na qual os agentes apuram informações repassadas pelo canal 181, e a operação para cumprimento de mandado de prisão, que contará com o apoio da Polícia Civil. Haverá ainda suporte aos agentes do Departamento de Trânsito (Detran) na operação barreira. “No choque operacional no Guamá teremos o reforço de outras unidades, que naturalmente não atuam aqui no bairro. Como as topas de Comando Especiais, do Batalhão Águia, que é o nosso batalhão de motos, enfim, todo um reforço policial que vai saturar o bairro do Guamá”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

Cooperação - A Polícia Civil cumprirá mandados judiciais e fará atendimento social, oferecendo ainda o atendimento de uma Delegacia da Mulher (Deam) itinerante. Nas ações do Terpaz, a Polícia Civil também contribui com investigações, levantamento e análise criminal para o planejamento das operações, e coopera com os demais órgãos de segurança presentes nas ações. “A Seccional do Guamá está agora com plantão completo, 24 horas, o que facilitará o tempo de resposta das apresentações, ao mesmo tempo em que estaremos focados nas investigações, principalmente quanto ao tráfico de drogas e homicídios. A Delegacia da Mulher também estará funcionando dentro da delegacia do bairro, para que possamos atender casos de violência doméstica e muitos outros, caso venham a acontecer”, informou Marco Antônio Duarte, diretor de Polícia Metropolitana.

Orientação e fiscalização - Durante a atuação do TerPaz no Guamá, o Corpo de Bombeiros Militar prestará serviços de orientação, como prevenção contra incêndio e pânico, em visitas a residências e comércios locais; prevenção a acidentes domésticos e demonstração de salvamento, além de realizar vistorias em bares e demais estabelecimentos e apresentar o Projeto Escola da Vida para a população.

O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Costa, destacou as palestras em escolas centros comunitários“Por meio de palestras em escolas, centros comunitários, a gente acredita que será possível informar a população sobre dicas de segurança para a prevenção de acidentes domésticos, que nós percebemos que sempre estão presentes”, disse o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Costa.

O Departamento de Trânsito do Pará, por meio da “Operação Barreira”, fiscalizará veículos em geral, para identificar irregularidades administrativas, infrações de trânsito e adulteração veicular. A operação, que conta com o apoio da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar, será desempenhada ao longo de todas as fases da segurança.