Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
6º FESTIVAL DO CHOCOLATE

Tuerê conquista quase todos os prêmios de Chocolate de Origem da Amazônia

Por Camila Botelho (SEDAP)
23/09/2019 10h07

O concurso que tem o objetivo de fomentar o mercado do cacau e chocolate na Amazônia, encerrou levando Tuerê como o maior vencedor, de seis categorias, levou cinco. Duas de chocolate ao leite e três de chocolate intenso. O evento ocorreu, no Hangar - Centro de Convenções neste domingo (22). 

Ao todo, 25 marcas que usam o cacau do Pará participaram do concurso. Para vencer, era necessário seguir os seguintes critérios: Para o chocolate ao leite bean to bar, seria preciso ter entre 35% até 50% de sólido de cacau e o chocolate bean to bar intenso era necessário ter 60% até 85%, ser produzido por expositores pelo festival Chocolat Amazônia 2019 e em países que compõem a Amazônia Internacional da Torra, até a Têmpera e amêndoa de origem rastreável. 

Adriana Reis, doutora em Biotecnologia, gerente de Qualidade e Relacionamento do Centro de Inovação do Cacau, parabenizou o estado do Pará pela qualidade positiva de notas frutadas. “A cada ano as marcas evoluem, as amostras revelaram um perfil muito interessante que valoriza o cacau do Pará como um grande potencial de origem de cacau no Brasil”, ressaltou. 

VENCEDORES 
Categoria chocolate bean to bar ao leite:
- 1º lugar: Valdomiro, Casa Lasevicius, de Tuerê
- 2º lugar, Rosilene, Casa Lasevicius
- 3º lugar, Gutzeil Chocolates, de Uruará. 

Categoria chocolate bean to bar intenso:
- 1º lugar, Chiquinho, Casa Lasevicius
- 2º lugar, Valdomiro, Casa Lasevicius
- 3º lugar, Rosilene, Casa Lasevicius, todos de Tuerê. 

Com quatro especialistas compondo o júri técnico, Maria Fernanda de Giacobbi, embaixadora do Cacau da Venezuela, fundadora das marcas Cacao de Origem e KaKao Bombones Venezolanos, Chloé Doutre-Roussel, consultora e especialista em Chocolate Tasting, Jesus Souza, doutor em ciência de alimentos pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica e a técnica em alimentos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Neide Alice Pereira, o resultado foi unânime. 

O grande vencedor da noite, Casa Lasevicius, representado pelo Bruno, comentou que há três anos, nesse festival, por meio da ONG Solidariedade, foi possível junto com os produtores do assento de Tuerê melhorar a amêndoa do cacau. Tuerê é um dos maiores assentamentos de pequenos produtores rurais pertencente ao município de Novo Repartimento que fica a 560 km de Belém, na região da Rodovia Transamazônica.

O Secretário de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, representando o governador do Estado, encerrou o 6º Festival Internacional do Chocolate e 18º Flor Pará agradecendo os parceiros como a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), outros parceiros e reiterando a importância da cadeia do cacau para o Pará. “Espero que em 2020 estejamos juntos novamente para fazer uma feira melhor, maior e que nós paraenses tenhamos o mesmo sentimento que temos com o açaí. O cacau também é nosso, o cacau é da Amazônia, o cacau é do estado do Pará”.