Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS DE 40 MIL PESSOAS

Desfile de joias encerra com sucesso Chocolat Amazônia 2019

Por Laíse Coelho (SECOM)
23/09/2019 09h22

Coleção 'Encantos do Cacau e Chocolate' foi criada por 12 designs do programa Polo Joalheiro e do projeto Lua NovaUm desfile de joias inspirado em flores e chocolate encerrou a programação do Chocolat Amazônia 2019 – 6º Festival Internacional do Chocolate e Cacau e da 18° Exposição Flor Pará, terminou neste domingo (22), no Hangar Centro de Convenções, em Belém. A coleção “Encantos do Cacau e Chocolate” foi criada por 12 designs do programa Polo Joalheiro e do projeto Lua Nova.

“As joias falam da magia do chocolate e do encanto das flores. Esse ano, a gente conseguiu fazer uma coleção com 18 tipos de gemas e fez o lançamento no espaço São José Liberto aqui dentro do festival”, contou a diretora do espaço São José Liberto e diretora executiva do Igama, Rosa Neves.

A apresentação chamou a atenção do público que visitava o evento. “Achei o desfile muito interessante, a combinação do chocolate com as joias foi uma ideia maravilhosa, mas o que me encantou foi um brinco que parecia uma flor aqui da região”, disse a contadora Roberta Castro.

Mais de 40 mil pessoas passaram pelo Hangar em quatro dias de festival, superando as expectativas da organização. Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca  do Pará (Sedap), Hugo Suenaga, o evento é um grande incentivo a produção de cacau no Estado, que é o maior produtor do Brasil.

De acordo com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a produção do fruto no ano passado foi de 132 mil toneladas e a expectativa é que em 2019 esses números sejam superados.

“O governo do Estado por meio de parcerias com órgãos, como Faepa, Senar, Ceplac e Emater, incentiva o desenvolvimento cada vez maior da produção de amêndoa de cacau no Pará. A gente fica muito feliz como promovedor de um festival como esse, quando observa que a nossa sociedade paraense começa a dar grande importância a produção do cacau aqui do Estado, que é uma das maiores do mundo”, ressaltou o secretário.  

Mais de 40 mil pessoas visitaram o evento, que reuniu 100 expositores Ao todo, 100 expositores participaram do evento e comemoraram o resultado dos negócios nesses quatro dias. Em muitos stands, os estoques de alguns produtos já estavam esgotados. Foi o caso de Alexandre Távora. Para ele, que participa desde a primeira edição, esse foi o melhor festival de todos.

“O público esteve presente e o paraense descobriu que o Estado não tem só o cacau, o Pará também tem o melhor chocolate do mundo e isso faz com que tenhamos todo esse sucesso. Não temos mais vários produtos porque já vendemos tudo. Espero ansioso para o festival do ano que vem”, comemora o expositor.   

Escola Indústria – Para incentivar o processo de verticalização da produção do cacau no Estado, o Governo do Pará em parceria com a Faepa/Senar desenvolveram o projeto Escola Indústria, que tem como objetivo capacitar o produtor rural e implementar 250 empresas de chocolate.

“Nós estamos montando seis Escolas Indústria no Pará. Já inauguramos em Altamira e vamos ter em Igarapé- Miri, Medicilância, Pacajás, Castanhal, além de uma unidade móvel para os municípios mais distantes. No futuro, a expectativa é aproveitar 66% da nossa produção de amêndoa, ou seja, produzir amêndoa e industrializar aqui mesmo, proporcionando desenvolvimento, geração de emprego e renda dentro do nosso Estado”, informou o presidente da Faepa, Carlos Xavier.