Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DA PM

Polícia Militar abre exposição alusiva aos 201 anos da corporação

Por Lene Alves (PM)
21/09/2019 13h13

A exposição comemorativa aos 201 anos da Polícia Militar do Pará, que integra a programação da Semana da PM, foi aberta na noite da sexta-feira (21), no Shopping Bosque Grão Pará, no bairro Val de Cans, em Belém. A apresentação da Banda de Música da PM, os estandes montados e o desfile dos novos uniformes da corporação marcaram a primeira noite do evento, que se estende até o próximo domingo (22).

A apresentação da Banda de Música, no estilo Flash Mob (aglomerações instantâneas de pessoas e grupos artísticos em local público) chamou a atenção do público presente. Os militares tocaram diversas canções, entre elas, o ritmo que faz parte da cultura paraense, o carimbó.

A abertura da exposição teve ainda a presença do comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, além de oficiais do Estado-Maior Geral e da alta cúpula da instituição. "Para nós essa exposição é importante porque permite uma interação diferenciada entre o público e os militares da nossa corporação. E esse contato é favorecido por um ambiente seguro, climatizado e de fácil acesso, além de ser uma importante oportunidade para a sociedade conhecer mais de perto os equipamentos, fardamentos, veículos, armamentos e o trabalho desenvolvido pelas diversas unidades que integram a instituição’’, destacou o comandante-geral.

Vários estandes foram montados na praça do shopping para mostrar um pouco do suporte técnico e das atividades realizadas por algumas unidades e as ações desenvolvidas pela Polícia Militar, como o Batalhão de Polícia Ambiental (BPM), Batalhão de Polícia Tática (Bpot), Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura", Museu da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Rodoviária, entre outras.

O estudante Sérgio Luiz, 28 anos, foi à exposição conhecer um pouco sobre as atividades da Polícia Militar e disse que pretende ingressar nas fileiras da corporação. "Este evento está sendo fundamental, pois, como pretendo realizar o próximo concurso da PM, estou tendo a oportunidade de esclarecer várias dúvidas sobre a profissão que eu objetivo exercer", disse ele.

Para mostrar à sociedade a mudança no Regulamento de Uniformes da corporação, a Polícia Militar realizou um desfile, em uma das praças do shopping, onde exibiu o novo fardamento operacional, na cor azul petróleo. O uniforme começou a ser utilizado pela tropa, em todo o Estado, nesta sexta-feira (20). A mudança ocorreu para atender às necessidades de padronização, identidade visual, conforto, proteção e segurança ao efetivo.

Além do novo uniforme, foi exibido ainda o fardamento extinto pela corporação, na cor verde folha, e os uniformes específicos de diferentes unidades da corporação, como o rajado urbano do Comando de Missões Especiais, da Companhia de Operações Especiais e do Comando de Policiamento Ambiental. A apresentação atraiu clientes e visitantes do shopping, que lotaram a praça para observar e ver de perto os fardamentos da PMPA.

O desfile dos uniformes foi coordenado pela comandante da Companhia Independente de Polícia Escolar (Cipoe), major Simone das Chagas. Ela avaliou a apresentação de forma positiva. "Tudo ocorreu dentro do planejado e nós ficamos muito felizes com o resultado, pois atendemos ao que foi proposto inicialmente. O público foi muito receptivo e, na nossa análise, a apresentação foi um sucesso", ressaltou a oficial.

Serviçõ: A exposição alusiva aos 201 Anos da Polícia Militar continua com uma programação extensa neste sábado (21) e encerra no próximo domingo (22). Serão realizadas várias demonstrações de abordagens policiais, desmonte de explosivos, apresentação de ordem unida sem comando, pouso de helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), entre outras atrações.

Com colaboração de Matheus Soares