Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Materno-Infantil de Barcarena completa um ano e celebra mais de mil nascimentos e zero óbitos

Por Adrielle Sousa (HMIB)
21/09/2019 08h00

Em seus 365 dias de funcionamento, completados neste sábado (21), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), localizado a 114 km da capital do Pará, apresenta índices de desempenho que impressionam.

Colaboradores do Hospital comemoram o aniversário da unidade e a marca de zero óbitosA unidade, especializada no atendimento em partos de média e alta complexidade, na Região do Baixo Tocantins, não tem registros de óbito materno e chegou a marca de 1.088 nascimentos em seu primeiro ano. Ao todo, o HMIB registrou 79.548 mil atendimentos, entre eles consultas, internações, cirurgia e exames.

Moderna e equipada, a maternidade de Barcarena possui uma agência transfusional e UTI adulto com tecnologia e qualidade. O hospital ainda garante serviços de cirurgia pediátrica, assistência ginecológica, obstétrica e neonatal.

A maternidade também conta com um Banco de Leite Humano. O espaço é um centro especializado na execução de atividades de coleta e processamento de controle de qualidade do leite materno. A unidade também realiza ações de captação e campanhas de doação de leite, além de manter atividades educacionais, como rodas de conversas e palestras para sanar dúvidas de mães e doadoras, e para mobilizar a sociedade sobre a importância da proteção e promoção do aleitamento materno e doação de leite humano.

Desde a sua inauguração, o surgimento do HMIB é resultado da implementação de estratégias de fortalecimento na linha de cuidado materno-infantil, com atendimento voltado ao pré-natal, parto e puerpério e assistência ao recém-nascido. A marca de zero óbito materno também pode ser considerada uma consequência dos investimentos em gestão e capacitação profissional realizados na instituição.

Celebração - Em comemoração ao primeiro ano do Materno-Infantil, a unidade realizou 20 atividades de integração e uma comemoração com colaboradores, pacientes e acompanhantes na sexta-feira (20).

A mãe de Samuel, primeiro bebê nascido no HMIB, declarou a importância da maternidade na sua vida. "Samuel nasceu prematuro, mas desde o primeiro momento em que cheguei ao hospital recebi toda a assistência. Em breve meu filho estará completando um ano também", conta com emoção.

Autoridades regionais, gestores, profissionais da saúde e voluntários também participaram da celebração. Diferentes atrações culturais fizeram parte da comemoração, enquanto a unidade realizava ações de reconhecimento profissional a todos que vêm trabalhando com as melhores práticas de gestão da qualidade existentes no mercado de saúde.

A diretora Técnica da unidade, Mary Lucy Mello, ressalta a importância da gestão e desempenho, junto com a dedicação de todos os colaboradores do materno-infantil durante o primeiro ano de trabalho. "A grande missão da unidade, desde a sua idealização, foi a redução da mortalidade, tanto materno como neonatal. Nesses 12 meses de funcionamento, recebemos várias gestantes com risco de morte iminente, de diversas regiões do Baixo Tocantins e da região metropolitana. Hoje, podemos dizer com muita alegria, e por reconhecimento aos profissionais que compõem esse hospital, que estamos celebrando o primeiro aniversário de um hospital que alcançou a marca de zero óbitos maternos desde a sua inauguração", destaca.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena foi inaugurado em 21 de setembro de 2018. O público alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos com foco em pacientes de médio e alto risco. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.