Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SABORES E ORIGENS

Palestra aborda técnicas e sustentabilidade na produção de cacau na América Latina

Por Igor Nascimento (SEMAS)
20/09/2019 19h23

O desenvolvimento, a sustentabilidade e o progresso da cacauicultura na América Latina foram o centro de uma palestra realizada nesta sexta-feira (20), dentro da programação do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau e 18ª Exposição Flor Pará, em Belém. Além dos mais de 45 estandes montados no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, voltados para a comercialização de diversos produtos derivados do cacau, o evento conta com uma vasta programação técnica, incluindo palestras e debates sobre a cadeia produtiva do cacau e chocolate, além de estratégias de produção. 

Vivências e informações valiosas sobre variedade de tipos de plantação e produção de cacau na América Latina trouxeram as produtoras de chocolate Maria Fernanda (Venezuela) e Chloe Doutre Roussel (França/Venezuela) ao evento no Pará. Elas falaram para um público formado por produtores, técnicos e empresários que atuam no segmento, e enxergam no Festival uma grande oportunidade de troca de experiências para a melhoria de suas produções.

Maria Fernanda Di Giacobbe

“Hoje, há uma demanda maior de cacau no Brasil e no mundo. Isso nos dá a oportunidade de analisar sabores de cacau diferenciados que existem em diversas regiões, e não apenas focar na produtividade, que também é importante”, disse Chloe Roussel.

Segundo ela, que é produtora de chocolate e professora de Qualidade de Chocolate, Colômbia, Peru e Equador são alguns dos países que atualmente têm investido na criação de catálogos dos tipos de cacau existentes para fabricação de chocolates. “Cada vez mais, entendemos que oferecer uma variedade aromática e de sabores é essencial, uma vez que é necessário atender às diferentes demandas de sabor para cada cliente, com perfis de sabores e aromas diferenciados ao redor do mundo”, enfatizou. 

Tradição - Maria Fernanda explicou que na plantação do cacau, para produzir o melhor chocolate, o mais importante é preservar técnicas de origem, e isso se faz entendendo um pouco da história de cada lugar e dos tipos de produção. “Na Venezuela, temos uma tradição de fermentação muito antiga, que favorece o sabor e garante esse como um de nossos principais diferenciais. Nossa produção de cacau na aldeia de Chuao é muito tradicional, e lá são produzidos sabores e aromas inconfundíveis, porque as técnicas se mantêm ao longo do tempo. Nós, venezuelanos, somos acostumados desde pequenos a comer chocolate de origem porque temos uma tradição de plantação”, contou. 

As palestrantes reforçaram a mensagem de que, embora a cultura de cacau no mundo esteja no incentivo ao aumento do volume de produção, é importante priorizar a seleção do fruto, para preservação do sabor e seus diferenciais de origem.