Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

Sespa intensifica vacinação contra o sarampo em crianças

Por Roberta Vilanova (SESPA)
20/09/2019 16h40

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e as secretarias Municipais de Saúde estão intensificando a mobilização para ampliar a vacinação contra o vírus do sarampo em todo o Estado, desde 22 de agosto. Estão sendo imunizadas crianças de seis meses a menores de um ano de idade, as mais suscetíveis a casos graves e morte pela doença.

As crianças precisam das vacinas para ficarem protegidas contra várias doençasDenominada dose zero, essa dose da vacina não é considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação. A partir dos 12 meses, as crianças devem receber a vacina tríplice viral, e aos 15 meses a tetra viral ou tríplice viral mais varicela, com o intervalo de 30 dias entre as doses.

Cenário nacional - O Brasil confirmou 4.476 casos de sarampo até 18 de setembro de 2019, segundo o boletim epidemiológico publicado nesta semana pelo Ministério da Saúde. Até o último boletim, foram notificadas quatro mortes por sarampo no Brasil, sendo três no Estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Dessas mortes, três foram em crianças menores de um ano. Somente uma foi em um adulto, com mais de 42 anos. Nenhum deles era vacinado contra o sarampo.

Com a proximidade de uma das maiores festividades religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado no segundo domingo de outubro, a Sespa está novamente convocando pais e responsáveis para vacinarem as crianças com a tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola. “O alerta é importante para que a população continue vigilante em relação ao sarampo, pois uma das maiores preocupações no momento é o movimento de pessoas motivado pelo Círio de Nazaré, que atrai milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, e que podem, também, contribuir para nova disseminação do vírus do sarampo no Pará”, alertou o titular da Sespa, Alberto Beltrame.

“Caso ocorra a contaminação pelo vírus, é importante que a pessoa perceba os sintomas e, ao chegar ao destino final, procure imediatamente uma unidade de saúde e informe ao médico quais foram os destinos da viagem”, orientou o secretário de Estado de Saúde. A partir do caso suspeito, a vigilância epidemiológica do município deve iniciar as ações de investigação, bloqueio vacinal e monitoramento dos contatos.

Cuidados ao viajar - Segundo o Ministério da Saúde, pessoas que vão viajar, tanto para destinos no Brasil quanto internacionais, devem se certificar de que estão em dia com as doses da vacina tríplice viral. No Brasil, a recomendação é de duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade, e uma dose para a população de 30 a 49 anos.

A pessoa não vacinada contra o sarampo deve receber a vacina com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem. Além de estar com a situação vacinal atualizada, o viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem.

O Ministério da Saúde alerta que as crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo, e a incidência de casos em menores de um ano de idade é nove vezes maior em relação à população em geral, havendo registro no Brasil de 52 casos confirmados nessa faixa etária para cada 100 mil habitantes. A segunda faixa etária mais atingida pela doença é a de um a quatro anos.