Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO NOME

Conselho Estadual de Segurança empossa vice-presidente

Por Laís Menezes (PC)
20/09/2019 14h00

O colegiado dispõe de mais de 15 conselheiros e é composto por titulares de órgãos da segurança e da sociedade civil organizada.Tomou posse, nesta sexta-feira (20), o promotor Luiz Márcio Teixeira Cypriano eleito por seis votos a cinco para ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep). O representante do Ministério Público Estadual no Consep irá atuar por dois anos e terá, entre suas atribuições, dirigir o Conselho na ausência do presidente, além de ser o único que poderá presidir determinadas comissões do Consep.

“É uma honra ver o Ministério Público ocupar pela primeira um espaço destacado no Conselho. A expectativa é nova, primeiramente de aprendizado, segundo de colaboração e terceiro deixar as coisas irem se desenhando passo a passo com interatividade dos seguimentos públicos com a sociedade civil”, avaliou o promotor Luiz Márcio Cypriano.   

O colegiado dispõe de mais de 15 conselheiros e é composto por titulares de órgãos da segurança e da sociedade civil organizada, representada por entidades de reconhecida importância como a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará; a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos; o Centro de Defesa da Criança e Adolescente; o Centro de Defesa do Negro no Pará e a Assembleia Legislativa, e a representação dos trabalhadores.

O Consep tem a missão de traçar políticas, fixar diretrizes, normatizar e supervisionar as Instituições que atuam na segurança pública em busca do fortalecimento da cidadania e da interação sociedade-estado.

“O Consep é talvez o conselho mais importante da segurança pública, de modo geral, principalmente por contar com a participação da sociedade civil. Então essa escolha foi feita entre os conselheiros dando voz a todos em um processo democrático de votação”, avaliou o presidente do Consep, Ualame Machado.