Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVE+ 2019

Discentes da UEPA são finalistas no Desafio Universitário

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
20/09/2019 13h48

Na última quinta-feira (19) as equipes Mobel e Holdplast, compostas por alunos do curso de Design – Habilitação em Projeto do Produto ofertado no Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), alcançaram a classificação para as finais do Desafio Universitário Inove + 2019, realizado pela Universidade Federal do Estado do Pará em parceria com diversas instituições de ensino superior da região paraense.

O Desafio Universitário Inove+ é uma competição de ideias inovadoras, desenvolvida em um ambiente colaborativo e educacional que conta com a participação de estudantes de instituições de ensino superior do estado do Pará, na qualidade de competidores, e com empreendedores de sucesso e profissionais especialistas, na qualidade de mentores e avaliadores.

Durante quatro semanas de programação, os participantes participaram de imersões em temáticas voltadas a negócios, com mais de 100 profissionais do mercado e da academia, com atuação em 13 estados brasileiros. Foram cinco capacitações presenciais e uma série de mentorias on-line, acessadas a partir de uma plataforma desenvolvida pela Execute Soluções, startup parceira do Desafio.

“A experiência de chegar na final do Desafio Universitário INOVE+ 2019 é o resultado de todo o processo de construção colaborativa dentro Rede de Incubadoras de Tecnologias da Uepa, além de ser muito importante para a nossa vontade de fazer um produto que possa oferecer mudanças reais na sociedade” comentou a líder do time Mobel, Thais Eurico, sobre a trajetória trilhada até a final do certame.

Na plataforma, os participantes também puderam conversar entre si e com os mentores, que avaliaram o cumprimento de tarefas pelas equipes. “A interação entre os alunos, professores e mentores foi de grande valor como consultorias para guiar a criação do nosso produto inscrito, assim como, também, a nossa atuação a partir dele, portanto, é com grande felicidade que vamos para a final da competição que reúne os melhores projetos de empreendedorismo universitário do Estado do Pará” ponderou o líder do time Holdplast, Wesgley Damião.

O evento de encerramento será o próximo sábado (21), a partir das 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA. Os dois times da UEPA atualmente participam do Programa de Desenvolvimento em Empreendedorismo oferecido pela Rede de Incubadoras de Tecnologia (RITU) da UEPA, na categoria de residentes, no Programa de Prototipação, com ações voltadas ao amadurecimento das ideias de negócios, participando de atividades que os auxiliam no desenvolvimento do protótipo do produto e do mínimo produto viável – MVP (Minimum Viable Product) de suas ideias. “A RITU tem funcionado como um espaço colaborativo onde podemos guiar e auxiliar os discentes da Uepa interessados na cultura do empreendedorismo e que tem projetos e ideias que precisam de um apoio para serem materializadas” afirmou o coordenador da RITU, Prof. André Melo.

Esses times permanecerão como residentes até janeiro de 2020, podendo compartilhar conhecimento e experiências no Espaço Coworking da RITU e realizando intercâmbio com empreendedores locais. Durante toda a competição o time da RITU os acompanhou de perto, para garantir que pudessem se desenvolver da melhor forma e progredir ao longo do desafio até as finais.