Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MARITUBA

Emater apoia projeto socioambiental para mulheres

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
20/09/2019 12h34

Um projeto social apoiado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) tem mudado a vida de mulheres de várias comunidades de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O grupo, que participa do curso de corte e costura recebeu, nesta sexta-feira (20), o certificado de conclusão do módulo básico. A proposta do projeto é promover a inserção de pessoas no mercado de trabalho e usar todo material em tecido que é descartado por grandes empresas.

Mulheres recebem o certificado de conclusão do curso“Com a conclusão do módulo básico essas mulheres já conseguem trabalhar na área e, com isso, começar a ter uma renda”, diz Gilma Silva, técnica social da Emater. As mulheres participantes do projeto são dos bairros Uriboca, Centro, São Francisco e Nova União, em Marituba.

Durante o módulo básico, todo o material utilizado foi de reaproveitamento, ou seja, não teve nenhum custo para a empresa, bastando às alunas doarem 1 kg de alimento não perecível, a cada aula, para ajudar pessoas carentes de Marituba. No total, em seis aulas, foram arrecadados alimentos que resultaram em nove cestas básicas, todas já doadas para as comunidades locais.

“Isso mostra o nosso comprometimento com as comunidades do entorno. Temos essa preocupação também. Sobre o curso é importante salientar a profissionalização de pessoas e a ampliação de conhecimento”, explica Emerson de Jesus, costureiro e morador do bairro Novo, em Marituba. Ele ajudou a ministrar as aulas.

“A Emater tem sido fundamental, porque a técnica social orientou sobre como projetar as aulas, inclusive sobre a questão de reaproveitamento de materiais que foram descartados pelas empresas. Espero que projetos como este se desenvolvam em outras regiões do Estado. É inclusão social”, complementa Emerson.

Maria Raimunda, do bairro São Francisco, participou do curso e comenta o que mudou em sua vida a partir da inserção no “mundo da costura”. “Eu estava sem fazer nada em casa e resolvi me matricular. Abracei o curso a ponto de convencer minha irmã, que morava no município de Barcarena, a mudar para Marituba para fazer o curso”. Ela conta, ainda, que vai fazer o curso de confecção de sandálias. “Quero entrar no mercado de trabalho e preciso estar preparada. Farei o da sandália e o avançado do corte e costura. Esses cursos vão abrir portas para mim”, finaliza.

O curso avançado de corte e costura tem previsão de iniciar no dia 7 de outubro.