Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VI FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

Turma de crianças da Apae participa do espaço "Cozinha Kids"

Por Governo do Pará (SECOM)
20/09/2019 11h56

Criação dos espetinhos de frutas com chocolate deixou os pequenos animadosO espaço Cozinha Kids, inserido na programação do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que ocorre no Hangar - Centro de Convenções até o próximo domingo (22), abriu com convidados especiais nesta quinta-feira (19). Um grupo formado por nove crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Belém esteve no local para aprender a fazer espetinhos de fruta com chocolate.

A chefe de cozinha Ana Carolina Menezes, de 25 anos, responsável pela atividade, explicou para os pequenos como preparar os doces. As crianças prestaram bastante atenção e repararam em tudo. "É gratificante demais ver que eles ficam felizes e te tratam muito bem. Aqui eles conseguem ter mais contato com as outras crianças e a possibilidade de se comunicando melhor, tudo pela comida", comemorou. "A gente só tem que ter um pouco mais de paciência e cuidado para explicar, mas eles são ótimos alunos, prestam muita atenção", revelou.

Segundo a chefe, a experiência na cozinha acaba aguçando a curiosidade de muitas crianças, que depois querem testar não só essa, mas outras receitas em suas casas. "A curiosidade também as leva a busca por outras receitas na internet e também em livros, o que é muito interessante. São momentos de socialização muito importantes para que elas desenvolvam várias habilidades", complementou.

A assistente social da APAE Belém, Ana Carolina Salomão, destaca os vários benefícios da atividade. "Esse evento é de suma importância porque trabalhamos em espaço aberto, lúdico e diferenciado, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e na socialização das crianças. Eles vão sentir as texturas, o paladar e o tato, despertando o interesse pela cozinha. Quem sabe depois a gente não tem um futuro chefe de cozinha saindo daqui!?", projetou.

O jovem aluno da APAE, Gabriel Wilson, de 12 anos, prestou bastante atenção na forma com que a chefe preparava os doces. A mãe dele, Ana Cristina Sousa, contou que o filho está acostumado a participar de atividades lúdicas. "É sempre bom ter um local que esteja aberto para as crianças, tanto para a socialização, quanto para o desenvolvimento cognitivo deles, para a auto gestão", agradeceu.

Serviço: O Espaço Kids, inserido na programação do VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau, continua com atividades recreativas e minicursos voltados para os pequenos até o encerramento do festival, no próximo domingo (22). Podem participar crianças que visitam o evento com os pais e também estudantes de escolas públicas que agendaram visitas. Dentre as receitas selecionadas pelos chefes para as crianças estão o crocante de chocolate, pirulitos de chocolate, cake pop de chocolate, pizza de brownie e outras iguarias.

Texto: Vito Gemaque / Ascom do Festival Chocolat e Flor Pará