Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'SETEMBRO DOURADO'

Oncológico Infantil alerta mais de duas mil pessoas sobre câncer infantojuvenil

Por Marcelo Leite HOIOL (HOIOL)
19/09/2019 19h29

Anderson Candeira e a mãe Lucélia dos Santos recebem assistência na unidade que é referência no tratamento do câncer no ParáPara o pequeno Anderson Candeira, de 3 anos, a mãe Lucélia dos Santos tem habilidades que vão além do domínio das tesouras no salão de beleza. No olhar inocente da criança e em sua imaginação, que acredita ser o um herói parecido com o Homem-Aranha, a mãe não poderia deixar de ser uma heroína. “No mundo dele, nossa família tem o pai, que ele diz ser o Super-Homem, o irmão que também é Homem-Aranha e eu sou a Mulher Maravilha”, conta Lúcelia.

Sem precisar de grandes poderes, Lucélia tem transformado o mundo lúdico de Anderson em realidade, pelo menos nas capacidades de proteção e cuidado. A mãe tem sido a principal acompanhante do filho no tratamento feito contra um câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, unidade do governo do Estado.

Descoberta há nove meses, a doença de Anderson, assim como os outros tipos de câncer que atingem crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, foi identificada a partir da investigação de sintomas que podem ser confundidos com o de doenças comuns na infância. “Percebi que ele estava vomitando constantemente. Depois, ele começou a reclamar de muitas dores no abdômen. Foi aí que procurei um médico para a realização de exames”, ressaltou Lucélia.

Para enfrentar a doença, que no Brasil já representa a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes, prestar atenção a qualquer alteração de sinais e sintomas de saúde é fundamental. A atitude pode elevar em até 80% as chances de cura se o diagnóstico for precoce e o tratamento feito em um hospital especializado, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Durante esse mês, os principais centros de assistência à criança com câncer do país, entre eles o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, se unem na campanha ‘Setembro Dourado’, que é organizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O objetivo é alertar a comunidade e ressaltar a importância do diagnóstico precoce para o tratamento.

Ações de sensibilização e orientação foram promovidas em escolas públicas, privadas, faculdades, empresas e até centros de formaçãoCom 253 novos casos registrados até agosto e números crescentes nos últimos três anos, o Oncológico Infantil, que é referência no estado do Pará para o atendimento especializado de crianças e adolescentes com câncer, sensibilizou mais de duas mil pessoas durante o ‘Setembro Dourado’. Ao longo do mês, foram realizadas ações na Praça Batista Campos e palestras em escolas públicas, privadas, faculdades, empresas e centros de formação profissional.

Para a diretora do Oncológico Infantil, Alba Muniz, os números da campanha refletem a importância do hospital para a comunidade. “As chances de cura são reduzidas quando recebemos essas crianças e adolescentes em estágios avançados da doença. É uma realidade que queremos mudar e, por isso, quanto mais as pessoas souberem e entenderem o que é o câncer infantojuvenil, maior é a possibilidade de diagnóstico precoce, início de tratamento e, consequentemente, de cura”, ressaltou a diretora.

Caminhada

Para encerrar a campanha deste ano, o Hospital Oncológico Infantil promove neste sábado (21), a 3ª Caminhada pela Vida. O evento será aberto ao público e contará com a participação de profissionais da unidade, crianças em tratamento e voluntários. A concentração será às 7h30, no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com trajeto pela avenida Magalhães Barata até o hospital.

Referência para o diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil no Pará, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma unidade do governo do Estado. Atualmente, cerca de 900 crianças e adolescentes de municípios do Pará e de estados vizinhos, como o Amapá, estão em tratamento.

Em 2019, a unidade já ultrapassou os 200 mil atendimentos, entre eles: 52.269 no serviço multiprofissional (psicologia, fonoaudiologia, serviço social, fisioterapia e terapia ocupacional), 123.135 exames, 20.153 sessões de quimioterapia, 13.216 consultas, com índice de aprovação atual de 97% dos usuários.