Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TAILÂNDIA

Hospital realiza ações de sensibilização e prevenção da depressão

Por Cleyton Rogério (HGT-Tailândia)
19/09/2019 17h35

Ficar atento para alguns fatores de riscos que podem identificar a depressão em uma pessoa da família ou do círculo de amizade ou do trabalho foi uma das orientações repassadas pela psicóloga Nayara Siqueira, durante uma palestra realizada nesta quarta-feira (18), nas áreas de atendimento e auditório do Hospital Geral de Tailândia (HGT). A ação fez parte da programação da unidade pela campanha “Setembro Amarelo”.

Entre os indícios apontados como fator de alerta estão o isolamento social, a perda de interesse nas atividades que antes geravam prazer, consumo excessivo de álcool e outras substâncias químicas, e instabilidade e agressividade constantes. A iniciativa é uma das realizadas em educação e em saúde desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade.

O objetivo é contribuir para uma maior conscientização sobre a manutenção da saúde mental de colaboradores, usuários e acompanhantes, destacando a importância de ações preventivas para reduzir os casos de depressão e de suicídios no Brasil e em outros pais do mundo.

Cerca de 80 pessoas participaram dos debates com o tema “Vamos falar de suicídio”, conduzido por Nayara. Durante o bate papo, a psicóloga enfatizou que o tema é de interesse geral. “A prevenção é o melhor caminho. Temos que falar sobre o assunto, sobre suicídio. Temos que nos dar as mãos e buscar ajuda nesse momento”, observou.

Ainda segundo a profissional, das doenças mentais, as mais comuns são a depressão, ansiedade, transtorno bipolar. Por isso, Nayara alerta ainda para a observação do pedido de socorro, mesmo com a comunicação não verbal, por meio de gestos, olhar e a relutância em falar sobre o assunto. “Temos que estar atentos e juntos para ajudar quem necessitar”, alertou.

Durante a ação, a profissional destacou números preocupantes registrados no Brasil, onde ocorrem aproximadamente 12 mil casos de suicídios, com a predominância entre o segmento jovem.

Para a enfermeira do NEP, Ana Paula Santos, falar sobre esse tema é muito importante, tanto para a sociedade como também para o trabalhador da saúde que atua diariamente com pessoas debilitadas e com problemas pessoais. “Querendo ou não, acabamos absorvendo um pouco de tudo isso. Cuidamos dos outros e, muitas vezes, esquecemos de cuidar da gente. Temos que buscar ajuda também para quem cuida dos outros”.

Segundo informações da campanha “Setembro Amarelo”, dos casos notificados no país, mais de 90% estão relacionados a transtornos mentais e a depressão lidera o ranking, seguido do transtorno bipolar. Para maior entendimento, transtornos mentais são disfunções no funcionamento da mente, que podem afetar qualquer pessoa e em qualquer idade e, geralmente, são provocados por complexas alterações do sistema nervoso central.

Serviço: O HGT é uma unidade do governo do estado e 100% Sistema Único de Saúde (SUS), que presta assistência de baixa e média complexidade para uma população estimada em aproximadamente 300 mil habitantes. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.