Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
THEATRO DA PAZ

Cantores apresentam cenas de ópera como resultado de curso

Por Úrsula Pereira (SECULT)
18/09/2019 11h56

O "I Curso de Formação em Ópera" iniciou mais uma etapa de capacitação dos 20 cantores líricos profissionais selecionados no concurso realizado para desenvolver a Ação de Formação do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz. O resultado da formação será apresentado nesta sexta-feira (20), às 20h, no Theatro da Paz, durante o concerto "Cenas de Ópera". Na ocasião, os cantores entoam, juntos, diversos trechos de óperas alemãs e italianas.

20 cantores líricos participam do I Curso de Formação em ÓperaO concerto é formado por dez cenas de ópera, que serão apresentadas em grupos de cantores divididos em duetos, trio, quarteto, quinteto, sexteto. "É a primeira vez que trabalho com cantores de Belém e este é um grupo muito distinto, pois é composto por pessoas de diferentes idades e de diferentes histórias com a música, e que possuem uma enorme troca que enriquece o caldeirão, produzindo um molho musical muito especial", ressaltou Gabriel.

Sobre as Cenas de Ópera, o maestro antecipa: "O público pode esperar muito contrate de emoções, fantasias de situações e embora não tenha encenação, teremos as intenções dos artistas como expressão", finalizou.

Formação – No curso, iniciado na última segunda (16) e com conclusão no dia 20 de setembro, os alunos recebem o maestro Gabriel Rhein-Schirato para o 'Coaching Vocal – Expressão Vocal e Interpretação Musical do Repertório Operístico'. Como diz o maestro, a capacitação funciona como uma "mistura de curso com ensaio" e trabalha o aperfeiçoamento técnico dos cantores.

"À medida que eu vou conhecendo os cantores e entendendo como posso ajudá-los é que os assuntos vão surgindo. Aí entra a interpretação e os estilos musicais – clássico, romântico e moderno, dicção e fonética, articulação do texto cantado, pronúncia em italiano e alemão, conversamos emissão vocal, qualidade de emissão, afinação do cantor", afirmou o maestro.

Muito focada no aprendizado, a cantora lírica Denise Dacier não perde uma orientação e anota tudo. "Este momento tem sido muito, muito bom. O Gabriel tem todo um preparo, um cuidado e uma história que, quando aplicada à ópera, ajuda no crescimento de nossos personagens”, explicou.

Denise diz ainda que, na parte vocal, o maestro faz os músicos mergulharem profundamente em cada personagem, para tentar entender como cada um pensa, suas intenções, o que vão fazer naquele momento. “Aí vem tradução, a letra, a dicção. Então é muito maravilhoso e é um universo que se abre para gente, que só faz enriquecer nossa trajetória", afirmou.

Treinador vocal – Da Música clássica a outros estilos de música popular, como rock e gospel, o Coaching Vocal ou treinador vocal é um professor de música, geralmente com um acompanhamento de piano, que ajuda os cantores a se prepararem para uma apresentação, melhorar sua técnica de canto ou pronuncia idiomática, cuidar e desenvolver sua voz, mas não é o mesmo que um professor de canto (também chamado de "professor de voz").

É o caso de Gabriel Rhein-Schirato. O maestro teve sua iniciação musical aos 5 anos de idade, no piano, e embora sua família não fosse de músicos, cresceu ouvindo música clássica e acompanhando sua avô nos vesperais de ópera, sua grande paixão desde a infância.

Paulistano graduado em piano e regência pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Gilberto Tinetti, Aylton Escobar, Benito Maresca e Marco Antônio da Silva Ramos, fez especialização e pós-graduação em Stuttgart e Bremen, na Alemanha, sob orientação de Patrick o'Byrne, tendo concluído os exames finais com notas máximas. Em dezembro de 2007 foi aceito no doutorado da “Accademia Superiore Città della Musica e del Teatro” - Pescara, Itália - para o “Corso di Alto Perfezionamento Pianistico” sob orientação do pianista Fabio Luz.

O pianista Fábio Luz

Hoje, Rhein-Schirato é coordenador do Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo, na Escola Municipal de Música da capital paulista, onde estreou regendo a Orquestra Sinfônica Municipal em uma das récitas comemorativas aos 45 anos de fundação do Ballet da cidade.

I Curso de Formação em Ópera – Para que essa capacitação pudesse ocorrer, a Secult lançou edital para o "I Curso de Formação em Ópera", selecionando vinte cantores líricos profissionais, que receberão como prêmio de participação uma ajuda de custo no valor de R$3.240,00 (três mil e duzentos e quarenta reais), divididos em 06 (seis) parcelas mensais.

Os cantores receberão capacitação necessária - musical e cênica - para que, ao final de quatro anos, estejam preparados com excelência, para formar um corpo fixo de cantores líricos no Da Paz. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz, em parceria com a Academia Paraense de Música (APM).

Serviço: O "Coaching Vocal  – Expressão vocal e Interpretação Musical do Repertório Operístico" será realizado até o dia 19 de setembro, das 14 às 22h, no Conservatório Carlos Gomes (Av. Gentil Bitencourt, 977), sala 307. A capacitação será ministrada pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato.

As "Cenas de Ópera" serão apresentadas nesta sexta-feira (20), às 20h, no Theatro da Paz. A entrada é gratuita e os ingressos serão retirados uma hora e meia antes do espetáculo.