Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SETEMBRO AMARELO

Programação no Hospital de Clínicas debate o suicídio no cotidiano profissional

Por Ize Sena (UEPA)
17/09/2019 17h37

Oferecer conhecimento teórico a futuros profissionais da saúde sobre prevenção e enfrentamento ao suicídio é o objetivo principal do evento "Suicídio: Um Desafio no Cotidiano Profissional", que será realizado nesta quarta-feira (18), às 18 h, no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém. A iniciativa da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde, integra a Campanha Setembro Amarelo, voltada à conscientização sobre prevenção do suicídio.

O "Setembro Amarelo" foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O evento promovido pela Uepa também visa debater o tema no cenário da saúde e descrever os fatores de risco, além de orientar sobre a importância das medidas de prevenção do suicídio, apresentar os manuais de orientação disponíveis em território nacional e discutir dificuldades e perspectivas. “O evento é fruto do grupo de pesquisa do curso de Medicina, que está desenvolvendo um projeto com a temática do suicídio. A importância do projeto é aderir aos eventos que são realizados nacionalmente e que visam debater o suicídio, hoje considerado um problema de saúde pública. Os índices são alarmantes, por isso temos que refletir a importância das possibilidades de prevenção”, informou a professora Ana Cristina Vidigal.

Intervenção - O evento é destinado aos acadêmicos e residentes da área da saúde, vinculados às ligas acadêmicas, atléticas e demais campos de representação estudantil. A programação contará com a conferência "Suicídio: Uma epidemia na contemporaneidade? Aspectos históricos, sociodemográficos, jurídico e impacto na saúde coletiva" e com as mesas-redondas "Suicídio – Como prevenir e intervir?"; "A abordagem clínica e o cenário das políticas públicas"; "Saúde mental: prevenção e suporte familiar" e "CVV: compartilhando experiências em defesa da vida".

As inscrições devem ser feitas por meio de transferência bancária, no valor de R$ 10,00 (se for individual), e R$ 40,00 para grupos de até cinco pessoas. Após esta etapa, o interessado deve enviar e-mail com o comprovante e nome completo para eventosuicidio@gmail.com.

Serviço: Evento sobre o tema "Suicídio: Um Desafio no Cotidiano Profissional". Dia 18 de setembro (quarta-feira), às 18 h, no Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, localizado na Travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira, em Belém.