Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OESTE DO PARÁ

Alunos visitam Estação de Tratamento de Água em Oriximiná

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
17/09/2019 15h36

Estudantes conheceram ainda o novo sistema que está sendo construído e vai atender toda a cidade.Com o objetivo de apresentar aos alunos como funciona o sistema de abastecimento e todo o processo de tratamento da água até chegar nas residências, a equipe técnica social da Companhia de Saneamento do Pará de Oriximiná levou cerca de 50 alunos do 7º ano da Escola Municipal Santa Maria Gorett para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

“A nossa missão foi levar conhecimento para os alunos. Muitos deles não fazem noção do trabalho da Cosanpa na cidade, por isso os trouxemos até a ETA, para mostrar como é feito todo tratamento da água. Eles participaram do cotidiano da estação e acompanharam os processos de tratamento”, contou Helder Canto, supervisor da Cosapa em Oriximiná.

Atualmente, a ETA de Oriximiná, localizada no Baixo Amazonas, abastece 40% da população. Por isso, um novo sistema está sendo construído e vai atender toda a cidade. Durante a visita a Estação de Tratamento, os alunos receberam explicações sobre o processo de captação e tratamento da água, mostrando passo a passo de como funciona o abastecimento no município.

Eles receberam explicações ainda sobre a importância do saneamento básico para cidade e saúde dos habitantes, e como a nova estação vai melhorar a qualidade de vida de cada morador de Oriximiná.

A nova ETA de Oriximiná é um projeto de 2007, porém, após anos de abandono, a obra voltou a ter atenção da gestão e segue em ritmo acelerado.“Foi muito legal essa visita, a gente não imagina como funciona essa estação e o trabalho que dá para a Cosanpa tratar a água que chega às nossas casas. Toda a população deveria vir aqui um dia para, assim, valorizar o trabalho da Companhia”, destacou a aluna Ana Caroline Oliveira.

Após a visita, os estudantes foram até o canteiro de obras do novo sistema de abastecimento da Cosanpa. A nova ETA de Oriximiná é um projeto de 2007, porém, após anos de abandono, a obra voltou a ter atenção da gestão e segue em ritmo acelerado. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o projeto.

O município vai receber um sistema de captação novo, todo automatizado, diferente do que está sendo utilizado atualmente. O investimento para construção da nova ETA foi de mais de R$ 37 milhões. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2020.

“Foi muito bom, aprendemos várias coisas sobre o tratamento de água, sobre o cuidado que a Cosanpa tem com a nossa água. O mais legal foi saber que os bairros que não recebiam água agora vão ter acesso com a nova estação de tratamento. Todos nós vamos receber água limpa”, disse David Cardoso, estudante do 7º ano.

A obra já está na fase de instalação das novas tubulações nas ruas. Durante esse mês, as equipes da Cosanpa estão trabalhando na travessa Emídio Martins, depois seguem para travessa Barão do Rio Branco.

A equipe técnica social da Companhia também realiza está fazendo a atualização cadastral dos clientes, informando sobre a obra e a importância do consumo consciente da água.