Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Representante da Jica vem acompanhar mais uma fase das obras na BR-316

Por Michelle Daniel (NGTM)
16/09/2019 21h13

Nesta terça e quarta-feira (17 e 18), o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) recebe um representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) - responsável por financiar grande parte do projeto de requalificação da Rodovia BR-316, na Região Metropolitana de Belém. Esta será a quarta visita de representantes da Agência desde o início das obras, em janeiro deste ano, pelo Governo do Pará.

Um dos objetivos da agenda técnica da Jica é acompanhar o ritmo dos trabalhos, reunir com a diretoria executiva do NGTM e visitar os locais de obras. A agenda de representantes da Agência faz parte do cronograma de trabalho, definido para acompanhar de perto todas as fases da requalificação da BR-316.

A Jica é uma empresa governamental independente, que financia projetos em países em desenvolvimento. Neste caso, 78% dos recursos para as obras de requalificação da BR-316 serão aplicados pela agência japonesa. O contrato das obras foi firmado em 2012, mas somente no dia 15 de janeiro deste ano os trabalhos iniciaram.

A Agência tem tradição em financiar projetos nas áreas ambientais, mobilidade, agricultura e segurança pública e, uma das grandes vantagens da cooperação diz respeito aos juros, bem abaixo dos financiamentos cobrados pelos bancos nacionais.