Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARÁ - JAPÃO

Servidores do Estado ganham oportunidade de intercâmbio

Por Cintia Magno (SEPLAN)
16/09/2019 12h16

Os servidores efetivos que atuam no desenvolvimento de políticas voltadas ao fomento das Pequenas e Médias Empresas (PME) terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através de intercâmbio no Japão. Em mais uma parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), a JICA (Japan International Cooperation Agency) está com inscrições abertas, até o dia 30 de setembro para o curso “Quality Management and Productivity Improvement" (KAIZEN).  

Imagem do manual do curso disponibilizado pela JicaO período de realização do curso no Japão vai de 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020. De acordo com o manual do programa disponibilizado pela JICA, o curso tem como objetivo atualizar os conhecimentos das organizações de apoio às PMEs com vistas a capacitá-las a atender às necessidades do segmento, considerando a promoção de pequenas e médias empresas, uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da economia local e para a geração de empregos. “Especialmente, o foco deste programa é voltado para os funcionários do governo que apoiam as PME na melhoria da qualidade e da produtividade de seus produtos”. 

A estrutura do curso inclui palestras, visitas técnicas e estudos de casos sobre as técnicas Monodzukuri e Kaizen. De acordo com o manual, Monodzukuri é uma técnica utilizada no Japão e que tem em um de seus exemplos bem-sucedidos a aplicação na indústria automobilística. Já o Kaizen é um dos conceitos-chave do Monodzukuri que contribui para a melhoria contínua da qualidade e produtividade para a indústria de transformação no Japão. 

Ainda segundo o manual, por meio desses conceitos “os participantes terão uma compreensão mais profunda de suas formas de pensar (filosofia) que apoiaram o crescimento econômico do Japão, bem como das habilidades de gerenciamento eficazes para se aprimorar os recursos técnicos e de gerenciamento de empresas, de modo que se espera que apliquem o conhecimento essencial adquirido de acordo com as situações de seus países”. 

Requisitos – Dentre os requisitos essenciais para a participação do curso oferecido pela JICA está o desenvolvimento de atividades ligadas ao apoio às PME, formação em nível superior e fluência em inglês, sendo necessário, portanto, apresentar comprovação de fluência tipo  TOEFLiBT 100.   

Seleção - Para que possam concorrer à vaga, os interessados precisam realizar a inscrição até o dia 30 de setembro. Para tal, é necessário encaminhar toda a documentação exigida pelo manual do programa (que inclui formulário de inscrição, currículo, cópia do passaporte e comprovante de fluência na língua) para o e-mail nuplan.para@gmail.com. 


Após a recepção dos documentos pela Seplan, o material do participante selecionado, a partir do cumprimento dos requisitos exigidos, será encaminhado à JICA, que é a responsável pela seleção nacional dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado pelo escritório da JICA ou pela Embaixada do Japão até 10 de dezembro de 2019. 
 
Acesse aqui o manual do programa disponibilizado pela JICA. 
Acesse aqui o formulário de inscrição. 

Mais informações podem ser obtidas no horário de 8h às 18h, através dos telefones 3204-7529 e 98899-1365.