Coleções de vestuário e acessórios de moda estão em exposição no São José Liberto

05/09/2019 11h55 - Atualizada em 05/09/2019 12h50
Por Marília Jardim (ESJL)

Designers e empreendedores criativos apresentam suas peças até o próximo dia 15 de setembroO Espaço São José Liberto, em Belém, está com duas novas exposições abertas ao público: a Coleção de Acessórios “Tempos Interiores | O que te faz feliz?” e a Coleção Cápsula de Produtos de Moda – Vestuário. As duas mostras ficarão abertas ao público até o próximo dia 15 de setembro.

A Coleção de Acessórios “Tempos Interiores | O que te faz feliz?” reúne um conjunto de mini coleções de 16 marcas, que são resultados de imersões criativas individualizadas de designers e empreendedores criativos, sob a direção criativa de Yorrana Maia. Já a Coleção Cápsula de Produtos de Moda – Vestuário tem a participação de 10 marcas paraenses, desenvolvida sob a direção criativa de Fernando Hage.

As duas mostras integram o Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário, uma iniciativa promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Núcleo de Arranjos Produtivos Locais do Pará.

Coleção Cápsula reúne 10 marcas paraensesSegundo a diretoria executiva do Igama, Rosa Helena Neves, as coleções são resultado das ações de acesso ao mercado e de parcerias firmadas entre o governo do Estado, setor produtivo de moda autoral atendido pelo Arranjo e Igama. “É uma metodologia de trabalho que respeita a estética de cada marca, valoriza a produção de moda autoral e declara apoio a diversidade, meio ambiente e identidades do território amazônico”, afirma.

Cada designer, a partir de pesquisas realizadas, desenvolveu a sua mini coleção, dialogando com as formas de interpretar o mundo presente e suas complexidades, e onde o discurso criativo ocorre diante das memórias afetivas de cada empreendedor.

A coleção “Tempos Interiores” fala sobre o reaproveitamento de matérias, do encontro de moda com a arte e arquitetura, e do meio ambiente. O preciosismo do “fazer a mão” é outro destaque encontrado nos bordados das bolsas, nos trançados de saco plástico de supermercado, além de fibras e metais. Os acessórios são inovadores, com uma paleta de cores que divertem os olhares dos atentos consumidores de moda autoral paraense.

No lançamento da coleção, a coordenadora de Mercado da Sedeme, Luciana Centeno, elogiou o trabalho desenvolvido no setor da moda. “O que nos faz feliz, como governo do Estado, é ver o resultado de um trabalho muito sério que é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, através do Núcleo de APLs, e também por empreendedores que trazem toda essa diversidade do Estado”, disse.

Mini coleção “Natureza Reinventada – Coleção Fênix” utiliza cascas de madeira em colares e brincosDentre as mini coleções apresentadas, está a “Natureza Reinventada – Coleção Fênix”, do empreendedor Ivan Pereira, que trouxe cascas de madeira para colares e brincos, remetendo às memórias de infância. “Sou um ser amazônico, cresci cercado de árvores, de florestas, de água, de vida. Por aqui [pela coleção], a vida está por toda a parte, talvez até onde muita gente não enxergue e nem entenda: nas cascas de árvore, por exemplo”, detalhou.

Fazem parte da Coleção de Acessórios de Moda “Tempos Interiores | O que faz feliz?”, com direção criativa de Yorrana Maia, as empresas e empreendedores criativos: Altairley Mendonça, Bazzola Couros e Estilos, Biojoias da Amazônia, Celeste Heitmann, DaNatureza, Erivaldo Junior, HB Design, Ivam Pereira, Ivete Negrão, Jéssica Carvalho, Jorge Gabriel, José Leuan, Ludimila Henriger, Mariana Bibas, Nilma Arraes e Rosa Castro.

A Coleção Cápsula de Produtos de Moda, com direção criativa de Fernando Hage, reúne os empreendedores criativos Andressa Sarmanho, Fabio Purificação, HB Design, Lilia Lima, Ludimila Henriger, Madame Floresta, Murilo Maia, Prado, Rafaela Silva e TuCrias.

Serviço:

Exposição da Coleção de Acessórios de Moda 2019/2020 “Tempos Interiores | O que faz feliz?” e Coleção Cápsula de Moda – Vestuário. Até 15 de setembro, de terça a sábado, de 9h às 18h, e domingo, de 10h às 16h.

Local: Espaço Moda | Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas)

Entrada franca