Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO ULTIMATO

Policiais derrubam barricadas e abrem acesso à cidadania na Terra Firme

Por Aline Saavedra (SECOM)
28/08/2019 19h08

A polícia retirou do caminho as barricadas erguidas por criminososA primeira fase do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), com as ações de ostensividade, implantada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nesta quarta-feira (28), já tem resultados práticos no bairro da Terra Firme, em Belém. A Operação Ultimato destruiu barricadas construídas em quatro vias do Conjunto Liberdade, mobilizando um efetivo de 217 policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), Ronda Tática Metropolitana (Rotam), Companhia Independente de Policiamento Com Cães, Polícia Montada (Cavalaria) e do Batalhão Águia (motocicletas), com o apoio do Corpo de Bombeiros, além de 80 viaturas, uma retroescavadeira e um caminhão-guincho.

O coronel Dilson Júnior enfatizou a presença da estrutura do EstadoA operação marcou o início das ações do Terpaz no bairro. De acordo com informações preliminares, criminosos teriam construído os obstáculos para impedir o acesso de viaturas da Polícia Militar. “Nós retiramos as barricadas demostrando claramente que a Polícia Militar, o Estado, se faz presente em qualquer lugar do Pará”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Enquanto a retroescavadeira derrubava a estrutura de concreto, os policiais faziam rondas e abordagens dentro do conjunto, enquanto cães farejavam em busca de entorpecentes. Em um desses contatos, um foragido do sistema prisional, que havia quebrado a tornozeleira eletrônica, foi identificado e encaminhado à unidade da polícia para realizar os procedimentos necessários, antes de ser encaminhado ao sistema penitenciário.

Resultados – Em menos de 12 horas da instalação do TerPaz na Terra Firme, prisões e apreensões já haviam sido concretizadas. Logo nas primeiras horas da manhã, dois dos 11 mandados de prisão foram cumpridos com êxito. Uma prisão em flagrante por tráfico de drogas também foi registrada.Mais de 200 policiais participam da primeira fase do TerPaz na Terra Firme

O reforço da PM no bairro permanece por 15 dias, com diversas operações, como Bloqueio, Saturação, Saída e Retorno Seguro. A população contribui com o trabalho dos militares denunciando ações criminosas, por meio do número 181, o Disque-Denúncia.

“Em todos os bairros já contemplados pela atuação dos órgãos de segurança nós podemos perceber uma redução significativa na criminalidade, tanto no roubo, quanto o homicídio. A participação da população é muito importante por meio das denúncias, que garantem 100% o anonimato de quem faz a ligação”, acrescentou o comandante-geral da PM.

As ações ostensivas incluíram revistas e prisõesA primeira fase do TerPaz - programa que reúne iniciativas de mais de 37 secretarias - já chegou aos bairros da Cabanagem e Benguí, em Belém; Icuí, em Ananindeua; Nova União, em Marituba, e agora ao bairro da Terra Firme, também na capital. Os próximos a serem contemplados são os bairros do Guamá, em 23 de setembro, e do Jurunas, em 16 de outubro.