Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Academia de Polícia Civil celebra 40 anos de formação profissional

Por Luiz Cláudio (PC)
28/08/2019 18h29

A Academia de Polícia Civil (Acadepol) celebrou na manhã desta quarta-feira (28) seus 40 anos de criação, com a cerimônia de entrega de diplomas “Amigo da Academia da Polícia Civil” para autoridades civis, militares e ex-diretores, em reconhecimento às relevantes contribuições prestadas à Acadepol. A programação foi realizada no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. A Academia é o órgão responsável pela formação, capacitação e especialização dos policiais civis e servidores administrativos da Polícia Civil.

No decorrer da solenidade foi assinada pelo delegado-geral, Alberto Teixeira, e a diretora da Acadepol, Karina Figueiredo, a portaria que instituiu a nova identidade visual da  Academia, e apresentado o novo uniforme dos alunos.

O delegado-geral, Alberto Teixeira, e a diretora da Acadepol, Karina FigueiredoAlberto Teixeira agradeceu a todos que fizeram parte da história da Acadepol. Sobre os 40 anos da Academia, ele destacou a importância da preparação do futuro servidor, ressaltando que a formação e o preparo são fundamentais para que o profissional desempenhe seu papel com êxito. Para isso foi instituída a Acadepol Itinerante, que com o apoio do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) treina policiais civis da capital e do interior. “Para um melhor desempenho da instituição são necessários alguns critérios relacionados ao papel do policial civil”, enfatizou.

Karina Figueiredo, diretora da AcadepolA delegada Karina Figueiredo disse que o papel da Academia é de extrema importância para os profissionais da Polícia Civil, pois aprimora os profissionais no aspecto técnico, "fazendo com que a atuação do profissional, na área administrativa e operacional, venha a ser executada com excelência". 

Ela também destacou a qualidade do corpo docente, “composto por muitos policiais da própria instituição, que são altamente capacitados”. O Grupo de Pronto-Emprego (GPE), coordenado por Elzamo Lobato, tem sido um grande parceiro no treinamento tático dos policiais, disse a delegada. “Uma instituição, para que seja forte, é necessário que se fortaleça de dentro para fora", acrescentou Karina Figueiredo.

História - O primeiro diretor e fundador da Acadepol, o delegado Francisco Sales de Carvalho, hoje com 74 anos, lembrou a época da fundação da Academia, em 1979. Segundo ele, primeiramente, com outros delegados, passou por uma formação em Fortaleza, capital do Ceará.

“Ao retornar de Fortaleza pensou-se em uma polícia mais preparada. Desta forma, veio a ideia da instituição de uma Academia de Polícia Civil no Estado do Pará, com a autorização, na época, do secretário de Segurança Pública Estadual, Paulo Sette Câmara", contou Francisco Sales, que foi coordenador da Acadepol por dois períodos, de 1980 a 1982, e novamente em 1995. No início, acrescentou, era o único professor da Academia de Polícia, e usava a criatividade para ministrar diferentes disciplinas aos alunos.

Também participaram da programação o coronel Renato Dumont, representando o comandante-geral da Polícia Militar; o tenente-coronel Luís Arthur Teixeira Oliveira, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar; o tenente-coronel Antônio Bentes da Silva, diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp); o comandante da Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, tenente-coronel Adenilso Fernandes Rodrigues Júnior; o deputado estadual Nilton Neves; o vereador Pablo Farah, representando a Câmara Municipal de Belém; o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Celso Mascarenhas; Julio Alejandro Quezada, representando a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), e a superintendente da Fundação Carlos Gomes, Maria da Glória Caputo.