Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Bairro da Terra Firme recebe ações ostensivas e de combate à criminalidade

Por Walena Lopes (SEGUP)
28/08/2019 17h00

O bairro da Terra Firme, em Belém, recebeu, nesta quarta-feira (28), a implantação do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Nesta manhã, foi iniciada a primeira fase do ciclo de atividades, com a chegada das forças de segurança atuando no choque operacional, além de ações de ostensividade e prevenção.

“O bairro da Terra firme apresenta, infelizmente, um histórico muito acentuado de violência e criminalidade. A partir da chegada do choque operacional, iremos agir no combate ostensivo, atuando por 13 dias consecutivos em ações de segurança pública e defesa social, para que a população possa perceber a presença intensiva das polícias”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado.

A instalação do programa ocorreu em frente à comunidade São Guido e contou com a presença de autoridades e moradores. O reforço empregado a partir de hoje totaliza mais de 100 agentes de segurança pública, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes de trânsito, com a utilização de aproximadamente 40 viaturas (carros e motocicletas).

“Nesta fase de choque operacional, vamos intensificar as ações da polícia com as tropas do Comando de Missões Especiais (CME), ocupando pontos estratégicos, especialmente na área do Tucunduba, onde se localiza um porto com um fluxo grande de embarcações. Iremos atuar de forma integrada com o Grupamento Fluvial, Batalhão de Choque, Canil, Cavalaria e Rotam, para alcançar com maior efetividade as áreas mais críticas do bairro”, informou o comandante-geral da Policia Militar, coronel Dilson Júnior.

A líder comunitária, Francisca Góes, conhecida como dona Xica, mora há cerca de 30 anos no bairro e esteve presente no lançamento do TerPaz. Ela ressaltou a expectativa em ter o programa atuando no local, com as forças de segurança do Estado em prol da melhoria da comunidade.

“Com a chegada do TerPaz teremos benefícios que vão além da segurança pública, pois é importante a atuação do Estado, preservando vidas e agindo para a melhoria do bem estar das pessoas que moram na Terra Firme. Aguardávamos pela chegada das forças e acreditamos que, no futuro, teremos uma realidade mais positiva para os moradores daqui, que em sua maioria são trabalhadores honestos e pais de famílias”, disse a líder comunitária.

O Territórios pela Paz já ultrapassa 130 projetos, envolvendo mais de 30 secretarias e órgãos do Estado, que trabalham de forma conjunta. Terra Firme é o quinto bairro a receber ações do TerPaz. O programa já beneficiou moradores da Cabanagem e Benguí, em Belém; Icuí, em Ananindeua; e Nova União, em Marituba. A chegada do reforço policial cumprirá um calendário até alcançar os sete bairros selecionados. No dia 23 de setembro, as ações iniciam no Guamá e, no dia 16 de outubro, no Jurunas.

Prevenção – O Corpo de Bombeiros Militar instruirá alunos de escolas do Benguí a evitar acidentes domésticos, por meio de palestras, mostrando aos moradores o uso correto do botijão de gás de cozinha, além de atuar também na fiscalização das casas e moradias do bairro. A corporação também aumentará em 100% o número de crianças atendidas pelo programa Escola da Vida.

"Nós iremos atuar de forma preventiva e educativa, auxiliando a comunidade no uso adequado dos utensílios domésticos e fiscalizando as construções para evitar acidentes, orientando a população para evitar riscos de incêndios”, ressaltou o comandante do 2º Grupamento do Bombeiro Militar, coronel, Elton Moraes.

Busca e apreensão – A Polícia Civil iniciou as ações na Terra Firme às 6h, cumprindo mandados de busca e apreensão e prendendo acusados. O delegado de Polícia Metropolitana, Marco Antônio Duarte, detalhou as ações das delegacias civis no bairro.

“Todas as nossas delegacias especializadas irão atuar de forma mais intensificada na comunidade. Contamos ainda com o apoio da população para que nos ajude nas investigações, denunciando situações suspeitas através do Disque Denúncia. Estaremos presente e atuando de forma integrada para combater a criminalidade na Terra Firme”, informou o delegado.

“Nosso papel, enquanto segurança pública, atuando nos Territórios pela Paz, é realizar operações polícias, cumprir com mandados de segurança, realizar diligências, para que a população se sinta segura, viabilizando a chegada dos demais serviços, como saúde, esporte e lazer, que serão praticados pelas demais secretarias que atuam de forma integrada”, afirmou Ualame, Machado.