Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO

Projeto da Emater fortalece plantio de banana em Mosqueiro

Por Aline Miranda (EMATER)
28/08/2019 11h51

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está criando um pólo de produção de banana no caminho das praias de Mosqueiro, ilha turística de Belém, capital do Pará, para abastecer o mercado dos transeuntes e a despensa dos próprios agricultores da comunidade Mari-Mari II, no km 27 da Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho. Na comunidade vivem 84 famílias que trabalham quase que apenas com o plantio de mandioca, feijão e açaí.

Esta semana, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o escritório local da Emater, em Belém, enraizou 540 rizomas de banana das variedades "prata" e "caipira" em um berçário de 20m de largura por 8m de altura, coberto por uma tela.

Os rizomas ficarão aos cuidados dos agricultores, sob acompanhamento da equipe da Emater, até o estágio de mudas, previsto para ser alcançado em fevereiro.

A partir daí, a proposta é de que as mudas sejam multiplicadas e distribuídas, a princípio entre as 30 famílias associadas da Associação dos Pequenos Agricultores da Mari-Mari (APAMM). Em oito a doze meses, os frutos começam a ser colhidos.

“Banana, além de uma cultura com chamariz comercial fantástico, é um alimento-chave para a segurança alimentar, porque tem muita aceitação ao paladar, tem um valor nutricional muito alto, é um ingrediente de muitas receitas do cardápio dos brasileiros”, diz o responsável pelo projeto, o engenheiro agrônomo da Emater Jorge David Gibson.

Pela localização estratégica e pela carga histórica, a comunidade Mari-Mari II também foi selecionada pela Emater para a possibilidade de receber um viveiro de 20 mil mudas variadas, em uma ação conjunta com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor). A implantação do viveiro ainda está em fase de aprovação.