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Obras de manutenção na ponte do Rio Guamá estarão prontas em 2020

Por Kátia Aguiar (COHAB)
25/08/2019 10h47

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) continua realizando serviços de manutenção na ponte sobre o rio Guamá, no quilômetro 14 da PA-483 (Alça Viária). A obra tem como finalidade a troca dos cabos-estais (que dão sustentação à estrutura) e a revitalização de toda a ponte, com a premissa de reduzir ao mínimo o impacto aos usuários.

Com mais de 60 funcionários na obra e com investimento superior a R$ 19 milhões, o serviço tem prazo de entrega até abril de 2020 e neste mês de agosto iniciou a substituição dos cabos-estais de maiores comprimentos da ponte, denominados cabos de retaguarda, aqueles que ligam os mastros aos apoios de extremidades. As obras na ponte rio Guamá, que tem comprimento total 1.976,80 metros, com o segundo maior vão livre estaidado do Brasil 320 m, foram reiniciadas em janeiro deste ano.

Entre os serviços de manutenção executados na ponte sobre o rio Guamá estão os levantamentos topográficos, substituição dos cabos-estais, protensão dos cabos-estais, instalação do sistema de para-raios, instalação de portas e alçapões metálicos de acesso aos mastros, substituição de todos os aparelhos de apoio e instalação de novos aparelhos de dilatação nas juntas estruturais de toda a ponte, vãos de acesso ao trecho estaiado.

Para executar as obras de manutenção da ponte com a mínima interferência no tráfego na pista, foi adotado o sistema de interrupções “pare e siga”, onde alternadamente somente uma das mãos da via é fechada em minutos para manobras de equipamentos apenas, garantindo assim, a movimentação de cargas, com o menor impacto possível ao tráfego. A operação tem apoio diário de agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Estadual.

A Alça Viária é um complexo rodoviário que conta com mais de 74 quilômetros de via equipada com pontes de grandes vãos que ligam a região metropolitana de Belém ao porto de vila do Conde e ao sudeste e sul do Pará permitindo acesso às cidades como Barcarena, Moju e Acará. A rodovia também liga o nordeste paraense à PA-150, chegando à região sudeste do Pará.

A ponte Rio Moju, terceira ponte no sentido de saída de Belém, também está em obras de reconstrução do vão central que foi destruído por uma embarcação em abril passado. A construção está na fase final de concretagem do bloco do mastro, que servirá de base para os pilares que suportarão o piso da ponte onde passarão os veículos, o chamado tabuleiro ou estrado. O novo trecho central da ponte sobre o Moju será a segunda maior ponte estaiada do Norte do Brasil, com comprimento total de 268 m.

Para dar ainda mais rapidez à construção, a Setran adotou método construtivo inovador na concretagem do bloco da ponte com a execução compartilhada de cravação de estacas e moldagem "concretagem" parcial dos blocos em 5 módulos, sendo um central, de onde sairão os dois pilares do mastro e os demais 4 partes de formação da aba perimetral do bloco, ou seja, uma modular com construção simultânea para solidarização quando o mastro atingir a altura total de 85,1m. Assim inicia-se construção do mastro na parte central do bloco de fundação, enquanto as estacas e as partes periféricas do bloco são construídas simultaneamente em outros dois estados. A solidarização final se dará com cabos transversais de protensão, que garantirão o comportamento solidário do bloco e a ativação das estacas periféricas.