Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Governo garante a reestruturação da Estação de Reprodução e Alevinagem em Terra Alta

Por William Serique (SECOM)
23/08/2019 19h16

Governador Helder Barbalho e outras autoridades na visita à Estação de AlevinagemA autorização para reestruturar a Estação de Reprodução e Alevinagem Orion Nina Ribeiro, no município de Terra Alta, no nordeste paraense, foi garantida na tarde desta sexta-feira (23) pelo governador Helder Barbalho, que visitou o local junto com o vice-governador, Lúcio Vale; o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hugo Suenaga, e outras autoridades. Abandonada, a Estação foi saqueada e estava sem água, desde que o dique da barragem na nascente, responsável pelo abastecimento dos 12 tanques de produção de alevinos, foi quebrado. As obras ficam a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

“Estamos visitando uma estação de piscicultura e produção de alevinos e melhoramento genético, construída em 1982. Ao longo do tempo, teve também o apoio do Ministério da Pesca, enquanto esse Ministério existia. Como assumi o compromisso de resgatar esse projeto, já autorizei a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário a fazer as reformas e investimentos necessários. Nós estamos pensando em produzir até 6 milhões de alevinos aqui, que permitirão o povoamento dos nossos rios e lagos e, principalmente, estimular o produtor rural a fazer o tanque escavado para piscicultura e avançar na produção de pescado no nosso Estado, produzindo proteína de qualidade e oportunidade de renda, de emprego e, claro, alimento para a população”, ressaltou Helder Barbalho.

A produção aquícola abrirá uma ampla frente de negócios na regiãoHugo Suenaga destacou que o governo atual está revitalizando o projeto, a fim de melhorar a Estação, que foi sucateada na gestão anterior. "Primeiramente, o governador nos autorizou a revitalizar toda essa Estação, de modo que a gente consiga atuar e trabalhar 100% da nossa produção aqui na região. Isso corresponde a mais ou menos 6 milhões de alevinos por ano, que temos condições de produzir somente nessa Estação de Terra Alta. A capacidade de atendimentos a agricultores e pessoas que trabalham no ramo varia muito, mas a média é atingir 5 mil famílias por ano com a unidade funcionando 100%", informou o secretário.

A parceria entre produtores da Região de Integração do Guamá permitiu a aquisição de 16 matrizes de tambaqui, piau-açu e curimatã para reprodução em cativeiro e reposição do plantel, que antes era de 100 matrizes. A desova de peixes já começou, e as pós-larvas serão transferidas para os tanques de produção de alevinos.

Segundo o vice-governador Lúcio Vale, a Estação é importante não só para o município, mas para o Estado. “É fundamental a importância de trazer de volta a Estação de Alevinagem de Terra Alta, que servirá para melhorar a agricultura e aumentar a produção dessa região. Vamos entregar um instrumento rico em investimento e produção, totalmente reformado, equipado e ampliado para melhorar a qualidade da agricultura e pesca no nosso Estado”, destacou.

A produção de mudas é outra atividade desenvolvida na EstaçãoFuncionamento – A Estação tem um centro de alevinagem e um viveiro de mudas. A produção de peixes ocorre em várias etapas. A primeira é a alevinagem. Depois vem a fase na incubadora, que recebe as pós-larvas, e em seguida o desenvolvimento nos tanques. “Nós pegamos a base de Terra Alta abandonada, depredada e saqueada. Quando eu era estudante, fazia estágio aqui. Fiquei assustado quando cheguei e vi a base nessa situação. Acabaram praticamente com o laboratório, roubaram muitas coisas e a gente está tentando recuperar tudo isso. Hoje, a gente ainda não está produzindo. Nós fizemos duas alevinagens aqui, porém os tanques ainda não estão com a estrutura adequada para garantir a sobrevivência desses alevinos. A gente tem que fazer, pois foi compromisso do governador ao assumir o cargo esses investimentos, para que a gente consiga recuperar a estrutura física dos tanques e produzir uma média de 500 mil alevinos por mês”, informou Job Júnior, coordenador da Regional Guamá da Sedap.

A Estação de Terra Alta também desenvolve ações na área agrícola, produzindo mudas principalmente de espécies frutíferas, para atender a demanda de agricultores. Já estão sendo ensacadas 15 mil mudas de açaí, cupuaçu e pupunha. “Fico muito feliz porque o governador Helder Barbalho é um governo presente. Terra Alta precisava demais que ele estivesse para olhar para as nossas crianças, e está olhando. Vamos lutar para que, a cada dia, o nosso Pará cresça e a nossa educação seja uma das melhores do Brasil”, disse a deputada estadual Renilce Nicodemos.

Parceria – O Pará tem grande potencial para o crescimento da aquicultura, devido a seus diferentes ecossistemas (reservas de água doce, salobra e marinha) em uma extensa área (62% da água doce da Amazônia) e clima favorável à biodiversidade das espécies (temperatura elevada e estável). Somando-se à produção aquícola (peixes, camarão, ostra, mexilhão etc.), o beneficiamento, a industrialização do pescado e o cultivo de peixes ornamentais são importantes oportunidades de negócios. A Estação de Alevinagem será totalmente reestruturada pelo governo estadual

“O município só tem a ganhar. O governo do Estado, com o governador Helder Barbalho à frente, faz o povo se sentir acolhido, cuidado e protegido. Nada melhor do que entregar obras e serviços à comunidade”, declarou a deputada estadual Michele Begot.

Expansão – Em maio deste ano, a Estação de Reprodução e Alevinagem de Santa Rosa, em Santarém, no oeste paraense, já havia reiniciado a reprodução de peixes, após passar por obras de revitalização. A Estação recebeu um intenso trabalho de recuperação das barragens, limpeza dos viveiros e seleção das matrizes, resultado de um investimento de R$ 100 mil.

A Estação em Santarém foi a primeira a reiniciar o processo de reprodução, com 130 mil pós-larvas, que vão gerar em torno de 50 mil alevinos dentro de 20 dias. A estrutura tem capacidade para produzir até 10 milhões de alevinos por ano.

Em agosto, na Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, em Santarém, o secretário Hugo Suenaga mostrou o resultado das primeiras produções da Estação. “Aqui nós temos a comprovação de que iniciamos esse trabalho. Nós estamos num trabalho de resgate desse empreendimento, que foi feito pelo governo, no passado, e abandonado. Pensando nisso, a gente pegou essa estação de alevinagem, do zero, e agora estamos reativando. Para isso, nós fizemos a primeira alevinagem do Estado do Pará aqui em Santa Rosa, no município de Santarém. Vocês podem observar os primeiros alevinos que foram produzidos. Nós já distribuímos mais de 70 mil alevinos aqui para a região, beneficiando mais de 50 produtores do Baixo Amazonas”, disse o titular da Sedap.