Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Fundação ParáPaz gera oportunidade de lazer e inclusão social em Marituba

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
22/08/2019 16h58

A Fundação ParáPaz proporcionou, hoje (22), uma manhã divertida para dezenas de crianças, jovens e adolescentes, na Escola Dom Calábria, em Marituba. A programação fez parte das diversas outras ações do programa Territórios pela Paz (TerPaz), concentradas no mesmo local, nos bairros Nova União e São Francisco.

Através do projeto “Espaços Abertos” a população pôde praticar futebol, queimada, basquete, tênis de mesa, cabo de guerra e também xadrez educacional. O objetivo é tirar a comunidade da ociosidade e proporcionar inclusão social e um ambiente seguro para as realizações de atividades.

A estudante Camila Silva, 18, moradora do bairro, gosta de praticar esportes que tenham movimento. Sempre que pode pratica atletismo, mas tinha curiosidade para jogar xadrez. “É um esporte diferente aqui na escola, que geralmente só tem futebol. Já conhecia esse jogo, mas é a primeira vez que tenho contato com ele. Porque pra jogar a gente precisava de alguém que desse orientação. Joguei umas cinco vezes e até ganhei da minha amiga”, comemorou.

“Nosso objetivo é gerar oportunidades para os bairros. E hoje, trouxemos dois projetos que vieram para ficar. O “Espaços Abertos” ensina regras, limites, ensina a competir, a perder. O “Geração Digital” fará a inclusão de jovens e adolescentes na era digital, um assunto tão atual na sociedade”, informou Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.

O estudante do 3° ano, Roberto Soares, acompanhava a programação quando ficou sabendo do curso de informática gratuito e correu para garantir sua inscrição. “Nós temos que aproveitar a oportunidade dada pelo governo. Eu não teria dinheiro pra pagar um curso assim e fiquei muito feliz, porque gosto muito dessa área”, vibrou Roberto.

As atividades de esporte e lazer do “Espaços Abertos” serão tanto na Escola Dom Calábria quanto no polo ParáPaz IESP Marituba. De segunda a sexta-feira de 8h30 às 10h e 14h30 às 16h. O curso de informática do “Geração Digital” abriu inscrições hoje e será na Escola Dom Calábria.