Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDOS ESTRATÉGICOS

Oficiais do Exército conhecem a realidade do Pará e os avanços na gestão

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/08/2019 20h08

A realidade do Pará em diversos aspectos, os desafios e as conquistas dos últimos sete meses foram apresentados a 33 oficiais superiores do Exército, que realizam visita de estudos estratégicos na Amazônia Oriental. Os militares vão a várias regiões do Brasil, como parte da formação no Curso de Comando de Estado-Maior, realizado pela Escola de Comando do Estado-Maior, com sede no Rio de Janeiro (RJ).

A visita ao Pará tem a finalidade de conhecer as estruturas militares das regiões que compõem o Comando Militar do Norte, além dos aspectos socioeconômicos, culturais e políticos. A apresentação foi conduzida por gestores do Estado, no Salão de Atos, no Palácio do Governo, nesta terça-feira (20).

O evento foi aberto pelo vice-governador Lúcio Vale, acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; o secretário adjunto de Planejamento, Adler Silveira, e do comandante Militar do Norte, general Paulo Sérgio.

"Foi uma grande satisfação receber a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, que é responsável por formar futuros chefes militares e assessores do mais alto nível do Exército, e poder apresentar para eles um pouco dos componentes políticos e estratégicos do nosso Estado, já que, em breve, muitos deles serão inseridos na formulação de políticas nacionais de defesa e desenvolvimento", destacou Lúcio Vale.

O secretário adjunto da Seplan expôs as dificuldades existentes no Estado, consequências de gestões anteriores, mas que em sete meses já começaram a se transformar. Ações foram revistas, planejamentos elaborados e alguns resultados positivos já obtidos. Um exemplo é a atenção dada à cadeia produtiva, que inclui planejamento e investimentos na pecuária, pesca, agricultura, mineração, turismo e outros segmentos econômicos. "Entre as prioridades da gestão estão criar ambientes favoráveis de desenvolvimento de negócios no Estado e ter o controle e priorização das despesas. Temos que ter um Estado preparado para os investimentos que serão aplicados, a fim de mudar a realidade local", enfatizou Adler Souza. Foram citados ainda investimentos na área de educação, saúde, segurança pública e saneamento básico.

Segurança - O secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, mostrou as ações ostensivas que estão sendo desenvolvidas a fim de combater a criminalidade. As operações deflagradas desde o primeiro dia do ano, como a "Polícia Mais Forte", já reduziram os números da violência. 

O secretário enfatizou os desafios no combate ao tráfico de drogas, uma vez que o Pará faz fronteira com os maiores produtores de cocaína da América do Sul (Colômbia, Peru e Bolívia). Como enfrentamento a esta ação criminosa, a Secretaria de Segurança Pública atua para a implantação das bases integradas fluviais Candiru, em Breves, e de Antônio Lemos, na região do Marajó. "Investimento, Inteligência e Integração são os principais focos empregados para combater o crime no Pará. Os índices de violência estão caindo, como mostram os números, tanto comparando o ano todo, quanto o recorte do mês. Porém, é preciso avançar, e nós estamos trabalhando justamente para aumentar a paz social e diminuir, cada vez mais, a violência no nosso Estado", ressaltou Ualame Machado.

Para o coronel Balbino, um dos participantes, a explanação possibilitou à turma de superiores um retrato fiel de vários aspectos e acesso a informações que poderão ser úteis futuramente. "Em breve poderemos participar de ações nesses locais, e conhecer o perfil político, estratégico, se torna importante, principalmente por serem expostos pelas mais altas autoridades que lidam diariamente com estratégias e fomento. Assuntos bastante difíceis, mas que estão no caminho para se chegar à resolutividade. Dessa forma, todos terão uma imagem mais próxima e completa", ressaltou.