Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz leva ação de qualificação e boas práticas de manipulação de alimentos e microcrédito ao Icuí-Guajará

Por Valéria Nascimento (SECOM)
19/08/2019 09h32

Fortalecer quem empreende no ramo de alimentos e na venda de açaí com orientação para boas práticas e análises financeiras dos negócios para fins de liberação de crédito. Esses são os dois objetivos gerais no Programa TerPaz que a a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme) desenvolve. A meta é fomentar empreendimentos comerciais locais, dinamizando a economia nos bairros assistidos pelo programa. A iniciativa tem parceria do Sebrae e do CredCidadão.

Equipe da Sedeme em ação no bairro Icuí-GuajaráA entrada da Sedeme nos bairros começa com os técnicos da Secretaria realizando o levantamento e a identificação de quem trabalha com a produção, distribuição, comercialização e a venda de alimentos, desde a venda de tapioquinhas, lanches e marmitas aos batedores de açaí, esses últimos têm destaque por integrarem a promissora cadeia econômica do açaí e já contarem com a emissão de um Selo de Qualidade, tanto no âmbito do Município de Belém como no do Governo do Estado, além de uma linha específica de microcrédito por pate do CredCidadão.

A técnica da Sedeme, Rafaela Pimentel, atua com parceiros do Sebrae na concepção das boas práticas para os donos de pontos de açaí. A ação tem também a parceria de representantes do CredCidadão.

“As parcerias são essenciais, principalmente, devido às características da Sedeme. A secretaria é um órgão de articulação, buscando ações e políticas que visem o desenvolvimento econômico, no entanto, não possui essa característica técnica finalística’’, pontuou Rafaela Pimentel, referindo-se ao fato de a Sedeme trabalhar no fomento ao setor produtivo, seja ele grande, médio ou pequeno, estimulando as oportunidades econômicas que de fato são capazes de gerar emprego e renda à população.

Consumidor e o Selo de Qualidade

Rafaela Pimentel observa ainda que o trabalho da Sedeme nos bairros se volta para empreendedores e para o público consumidor da chamada alimentação fora do lar. “O consumidor precisa conhecer o processo de produção de alimentos para valorizar o comerciante que tem boas práticas, que faz e comercializa um alimento dentro das condições higiênicas apropriadas, um açaí livre de contaminação parasitária, por exemplo’’, advertiu ela, acrescentando que o consumidor atento, zela por sua saúde e de sua família, ou seja, por maior qualidade de vida nos bairros.

O Governo do Pará, através do decreto nº 326 de 20/01/2012, estabeleceu requisitos higiênico-sanitários para a manipulação dos frutos do açaí e da bacaba por batedores artesanais, de forma a garantir a segurança dos alimentos, prevenindo surtos com Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e minimizando o risco sanitário.

‘’Na Região Metropolitana de Belém (RMB), todos os dias, são comercializados cerca de 152 mil litros de açaí e existem cerca de 10 mil batedores, a maioria em trabalho informal, distribuídos em todos os bairros da cidade. Mas, só 2,7 mil são cadastrados na Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel) e destes, menos de 10% estão aptos a vender o produto dentro das normas de higiene estabelecidas pela legislação sanitária do Estado’’, informou Rafaela Pimentel.

A fiscalização é feita por agentes da vigilância sanitária de Belém, através da gerência da Casa do Açaí. A ideia da Sedeme, Sebrae e CredCidadão, no Programa Ter Paz, é assegurar qualificação profissional ao batedor de açaí para que ele se enquadre nas normas de boas práticas de manipulação e a avaliação química-biológica do suco a fim de receber o selo de qualidade.

A engenheira de alimentos, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luciana Centeno, aborda a temática de alimentos e gastronomia em geral. Na Cabanagem, último bairro visitado pelo Programa TerPaz, Luciana levou um jovem empreendedor do ramo de alimentos e estudante do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama) para conversar com os comunitários sobre sua experiência quanto empresário e investidor, falando das melhorias que conseguiu em seu negócio após a implantação das boas práticas de manipulação de alimentos e a concepção das análises financeiras do empreendimento.

Serviço: A Sedeme nos Territórios pela Paz estará nesta segunda-feira (19) na Escola Maria de Nazaré Marques Rio, na Rua São Pedro, no Icuí-Guajará, Ananindeua.

Programação:
- 15h às 16h – Palestra – Desenvolvimento de Negócios em Alimentação e Gastronomia (Sedeme)
Público Alvo – Pessoas que queiram empreender no ramo

- 16h às 17h30 – Palestra – Boas práticas para os empreendedores dos pontos de açaí. (Sebrae/Sedeme)

- 17h30 às 18h30 – Palestra – Microcrédito – Linha de Crédito específica para batedores de açaí. (CredCidadão/Sedeme).