Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Biblioteca Itinerante incentiva leitura entre usuários no Hospital Regional do Marajó

Por Vera Rojas (HEMOPA)
10/08/2019 12h34

Para amenizar o estresse, a ansiedade e a fragilidade naturais em pacientes internados, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), implantou o Projeto “Biblioteca Itinerante” para incentivar a leitura. Os livros são oferecidos em um carrinho expositor, que circula pelas áreas de internação das clínicas e ambientes abertos da unidade hospitalar, levando a magia da literatura aos usuários e seus acompanhantes.

A Biblioteca Itinerante circula pelo HRPM, levando a leitura a usuários e acompanhantesO projeto é desenvolvido pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que distribui os livros toda segunda-feira para os interessados, e pega de volta na quarta-feira seguinte. Os livros são catalogados e enumerados para controle do acervo. Na prática, os usuários e acompanhantes recebem o livros e assinam protocolo se responsabilizando pelo cuidado e devolução.

A “Biblioteca Itinerante” foi implantada no HRPM em dezembro de 2018, e vem ganhando destaque na instituição. A iniciativa é bem recebida por usuários e acompanhantes, como Dinair Furtado, 48 anos, que acompanha a filha, vítima de acidente de trânsito. “Ela vai passar por uma cirurgia no fêmur, e o nervosismo é grande. Mas, com a leitura, a gente acaba pensando em outra coisa, distrai a mente. Só tenho a agradecer e parabenizar o hospital pelo projeto”, disse ela, que trabalha como servente e é natural do município de Portel, a cerca de 2 horas de barco de Breves.

De acordo com a supervisora do SAU, Thuane Paes, a biblioteca é uma grande conquista, pois auxilia na melhoria da saúde do usuário. “O projeto surgiu com o intuito de promover a interação com a leitura, possibilitando, assim, um ambiente mais agradável e acolhedor. É gratificante ver que podemos ajudar de uma forma tão especial, como o incentivo à leitura”, ressaltou a supervisora, acrescentando que o SAU realiza o projeto durante as visitas aos leitos de internação. “É uma parceria fundamental para o sucesso da ação”, disse Thuane Paes.

Conhecimento - Apreciadora do projeto, a dona de casa Adenize Duarte, 28 anos, que acompanha o sogro na ala de internação, destacou a importância da iniciativa. “A gente fica aqui parada, ociosa, e com a leitura eu me distraio. É muito interessante desenvolver a leitura, aumentar nosso conhecimento. É muito importante o hospital trabalhar esse projeto”, afirmou.Os livros ajudam pacientes e seus familiares a enfrentar os períodos de internação

A diretora Executiva do HRPM, Rejane Xavier, disse que a “leitura é uma atividade significativa e proporciona muitos benefícios, como o acesso a novos conhecimentos, o que aguça a criatividade. Hoje contamos com um  acervo com mais de 200 livros, e esse número é crescente, considerando o trabalho do GTH ao impulsionar, constantemente, as doações”. O Grupo realiza campanha anual para arrecadar livros e revistas com os funcionários e a comunidade em geral.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade do Governo do Estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculados ao 8º Centro Regional, composto pelos municípios de Breves, Portel, Bagre, Curralinho, Anajás e Gurupá.

Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.