Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Estado reinaugura escola em Muaná e amplia ensino para áreas rurais

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
09/08/2019 19h24

A comunidade escolar de Muaná, no Marajó, está em festa. Após 17 anos de fundação, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Sérgio Mota teve a sua primeira reforma. A unidade de ensino foi reinaugurada na tarde desta sexta-feira (9), pelo governador Helder Barbalho, durante as ações do programa Governo Por Todo o Pará. O chefe do Executivo Estadual chegou ao município acompanhado do vice, Lúcio Vale, de deputados estaduais e federais, da secretária de Estado de Educação, Leila Freire, e do prefeito de Muaná, Murilo Guimarães.

Após um ano e três meses em obra, a escola está reestruturada para oferecer ensino de qualidade aos 1.578 estudantes. Com recursos de R$ 4,5 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o local foi totalmente reformado e ampliado, passando de seis para 12 salas climatizadas. A quadra coberta ganhou arquibancada, os vestuários foram ampliados, há reservatórios de água, além de passarelas e rampa de acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais.

Ao todo, mais de 20 espaços pedagógicos foram reformados, entre eles, sala de leitura, laboratórios de informática e multiuso, refeitórios, copa, banheiros, quadra poliesportiva dentre outros. 

A unidade é a 16ª entregue este ano. O governador Helder Barbalho destacou a importância do novo momento do ensino público paraense. "Queremos muito que vocês cuidem dessa escola, que deem vida a ela. A cada dia, renovo a minha crença que vamos fazer uma nova educação neste Estado, que ela será uma referência para o Brasil", afirmou.

O novo espaço não se parece em nada com o prédio antigo quente e sem estrutura para professores e alunos. "Era muito quente, não tinha como a gente se concentrar na aula, mas agora tenho orgulho de estudar aqui", diz a estudante do primeiro ano, Ana Leila Santos, 15. A professora de geografia Elita Gomes lembra da importância de ter uma unidade de ensino bem equipada para a aprendizagem dos alunos. "O dia de hoje é uma vitória de uma luta longa que tivemos para ter essa escola estruturada e com todas as condições para ensinarmos o melhor aos nossos alunos", comentou.

Durante a reinauguração, o governo entregou novos equipamentos de monitores do Sistema Educacional Interativo (SEI), metodologia de ensino à distância que atende a alunos da educação básica de áreas rurais. Com a nova estrutura, o SEI será ampliado de um para quatro polos, beneficiando estudantes que não podem se deslocar para a cidade para estudar. 

O prefeito Murilo Guimarães agradeceu a parceria do governo do Estado com a população de Muaná. "Pedimos a conclusão da obra com urgência e o governador Helder atendeu logo no início do mandato, demonstrando cordialidade e compromisso com o município. Gratidão é a palavra que resume esse momento", disse o gestor.

A meta do governo do Estado é entregar 150 escolas até o final deste ano, dentre obras de manutenção corretiva e preventiva, reformas, ampliações e novas unidades de ensino. Além das 18 reinauguradas, outras 105 passaram por manutenção no mês de julho. "Recebemos mais de 600 escolas precisando de alguma intervenção, mas, com esforço, estamos recuperando cada uma delas para proporcionar aos nossos alunos o direito a uma educação de qualidade", ressaltou a secretária Leila Freire.