Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALEITAMENTO MATERNO

Maternidade de Barcarena promove ações em alusão ao Agosto Dourado

Por Adrielle Sousa (HMIB)
09/08/2019 14h30

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade do governo do Estado, promove, entre os dias 12 e 14 de agosto, diferentes ações e atividades de apoio e incentivo ao aleitamento materno. A programação, que celebra o Agosto Dourado, é coordenada pelas equipes de assistência e humanização, em conjunto com o Banco de Leite Humano da unidade. A abertura será realizada a partir das 8h30 da próxima segunda-feira (12). 

Durante três dias, mães, familiares, usuários e público em geral poderão ter acesso a palestras, rodas de conversa, oficinas e workshop. Em alusão ao tema “Empoderar mães e pais sobre o aleitamento materno”, referente à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), as ações reforçam a importância da prática no desenvolvimento da criança até dois anos e de forma exclusiva até os seis meses de vida. 

“Há inúmeras dúvidas e mitos que queremos discutir junto à comunidade sobre a amamentação e reforçar a necessidade de manter essa prática”. explica a nutricionista Danielly Souza.

Programação:

Segunda-feira (12)
8h30 – Abertura: Leite materno é a base da vida
8h30 às 10h – Oficina dinâmica
10h15 às 11h – Roda de conversa com troca de experiências

Terça-feira (13)
8h30 – Palestra: “Empoderar mães e famílias em apoio à amamentação e proteção social”
9h às 10h – Atividades fisioterapeutas para mamães e bebês/ posições para amamentar

Quarta-feira (14)
9h às 9h30 – Apoio multiprofissional (esclarecimento de dúvidas)
9h30 às 10h – Finalização com a presença da coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Ana Guzzo
10h às 11h – Workshop divertido

Materno-Infantil – Inaugurada no dia 21 de setembro de 2018, a unidade está localizada na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo governo do Estado, é um hospital público que atende média e alta complexidades. O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.