Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Pacientes internados no Hospital Regional de Santarém voltam às aulas

Por Joab Ferreira (HRBA)
09/08/2019 10h13

Pensar o ser humano em todos os seus aspectos é o que tem feito o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, na região Oeste do Estado. A unidade do governo do Pará, considerada como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, inaugurou, em março deste ano, a sua Classe Hospitalar. A iniciativa tem o objetivo de amparar os estudantes que ficam internados no hospital, para que não tenham prejuízo educacional. Nesta semana, assim como toda a rede estadual de ensino, os estudantes internados no HRBA voltaram às aulas.

O atendimento escolar dentro do hospital acontece por conta da impossibilidade de o estudante ir à escola durante o período de internação. Por isso, há uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA) para que os professores ministrem os conteúdos no próprio hospital. Todos os pacientes internados, que estejam matriculados em uma escola regular, têm direito ao acompanhamento escolar.

No HRBA, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira. Dois professores foram lotados pela Seduc. Os conteúdos ministrados fazem parte de uma grade curricular pautada pelo Governo do Estado. Os alunos recebem as atividades propostas, que correspondem à série cursada.

Carlos Lages é professor há 23 anos, mas nunca havia dado aula em um hospital. “Já atuo na educação especial há um bom tempo e fui convidado a trabalhar aqui. É um grande desafio, mas estou muito animado”, contou. 

Para o diretor do hospital, a classe hospitalar é uma forma de atender ao paciente em todas as suas necessidades. “Muitas vezes, a criança fica longe da escola, longe da sua família e perde parte do período escolar. Com a Classe Hospitalar, a criança tem a educação normal. Quando voltar à rotina, ela voltará à escola sem prejuízos pelo tempo em que permaneceu internada”, explicou.

Fora da Região Metropolitana de Belém, apenas o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, possui uma classe hospitalar, inaugurada este ano. No entanto, desde 2014 o hospital mantém o programa “Escolarização Hospitalar”, que garante assistência educacional aos pacientes que moram na unidade.