Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEMANA DO CALOURO

Uepa recebe alunos da primeira turma do curso de Saúde Coletiva

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
09/08/2019 00h09

A nova graduação em Saúde Coletiva, oferecida pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu de 06 a 8 agosto a Semana do Calouro, com acolhimento e integração dos 30 alunos aprovados para a primeira turma do novo curso na área da saúde, que terá 3.840 horas, em quatro anos de formação.

A programação contou com dinâmicas de apresentação do novo bacharelado, da equipe pedagógica, da Chefia de Departamento e da Coordenação do Curso, além de treinamento sobre a biblioteca, tour pelo Campus II e palestra sobre Saúde Coletiva no Brasil: Desafios e Perspectivas na Região Norte, ministrada pelo professor Nélson Veiga, doutor em Epidemiologia.

"A efetivação da graduação de Saúde Coletiva no quadro de cursos da Uepa foi antecipada em dois anos, em função da necessidade de haver a formação de profissionais ligados aos processos de humanização da saúde no contexto do nosso Estado", informou a diretora do CCBS, Vera Palácios, destacando a importância e a necessidade do bacharelado preparar profissionais diferenciados na área da saúde.

O profissional formado em Saúde Coletiva pode trabalhar na vigilância sanitária, fazer planejamento e gestão de instituições, com o objetivo de desenvolver ações que visem à promoção da saúde pública nos âmbitos locais e regionais, além de poder atuar na docência e na pesquisa acadêmica.

Investigação - A Saúde Coletiva é uma área de conhecimento multidisciplinar, desenvolvida por meio dos conhecimentos e saberes produzidos pelas ciências sociais e biomédicas, com o objetivo de investigar a produção social da doença. "Antes da criação do curso, nós estudamos os programas de saúde pública e privada do Brasil para montarmos um novo curso que, academicamente, abarcasse todas as necessidades da área", informou a coordenadora do Bacharelado em Saúde Coletiva, Regina Carneiro.

"Na minha visão como caloura penso que é muito importante o pioneirismo da Uepa com a chegada desse curso na instituição, pois através dele passaremos a ter um olhar holístico sobre a doença, para podermos trabalhar a promoção à saúde, e não somente o tratamento ao doente", ressaltou a discente da primeira turma da graduação em Saúde Coletiva, Cintia de Sá.