Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Colégio Paes de Carvalho é reinaugurado após dois anos em reforma

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
07/08/2019 09h20

A instituição de ensino mais antiga do Pará, o Colégio Estadual Paes de Carvalho, foi reinaugurado na noite da terça-feira (6) pelo governador Helder Barbalho. A cerimônia contou com a presença de educadores, alunos, ex-alunos e diversas autoridades que foram acompanhar de perto a entrega da escola. A reforma iniciou ainda em 2017 com financiamento de R$ 2,5 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além de ser a escola mais antiga em atividade no Brasil, com 178 anos de fundação, o Paes de Carvalho é também um dos maiores colégios públicos do Pará e um dos principais símbolos do patrimônio histórico de Belém. A Escola passou por reforma completa, o que incluiu a climatização de suas 25 salas, diversos espaços pedagógicos e de convivência, além da recuperação de ambientes históricos como o salão nobre, a sala de dança e ateliê de artes.

No ato de reinauguração o governador Helder Barbalho lembrou da importância educacional do Paes de Carvalho para a história do Pará. “Esse colégio é um símbolo de educação de sucesso para o nosso Estado, foi por aqui que passaram diversas lideranças, pessoas, que a partir do conhecimento lideraram esse Estado”, destacou o governador. Helder também falou das expectativas do governo em retomar uma política qualitativa de educação para os próximos anos. “Lamentavelmente, ao longo do tempo, a educação pública acabou se tornando uma política de baixa qualidade, mas estamos investindo para que as escolas sejam reestruturadas para que o ensino público possa formar pessoas com qualidade”, concluiu.

Reformas

O Paes de Carvalho é a 16ª escola reinaugurada este ano. Além destas, outras 105 passaram por manutenção preventiva e corretiva em mais de 30 municípios paraenses. Segundo a secretária de estado de educação, professora Leila Freire, a meta é entregar, até dezembro deste ano, 150 unidades de ensino que passam ou por obras de manutenção e ampliação, ou estão sendo reinauguradas. “Queremos com essa entrega e todas as demais, mostrar que a escola pública pode ser ponto de luz na vida e no desenvolvimento de cada um dos nossos alunos”, disse a secretária.

A reinauguração do Paes de Carvalho teve diversos momentos emocionantes, entre eles as luzes coloridas da fachada do prédio que a partir de agora ficarão acesas todas as noites. Outra ocasião de destaque foi a homenagem aos ex-alunos mais ilustres, entre os quais ex-governadores, membros dos poderes Legislativo e Judiciário e os que até hoje contribuem para a manutenção física da escola. Em nome de todos eles, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Milton Nobre, expressou o sentimento da comunidade cepciana em ver o Paes de Carvalho totalmente reformado. “Esta noite é de honra e glória por estarmos aqui devolvendo a história do Pará expressada neste colégio. O conhecimento é o único patrimônio que ninguém pode nos tirar”, destacou.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho assinou duas ordens de serviço autorizando o início das obras de reforma das Escolas Estaduais Visconde de Souza Franco e Avertano Rocha, no valor de R$ 2 milhões, cada. Na ocasião, a Receita Federal também formalizou o termo de doação à Seduc de um caminhão que ajudará no transporte de material e alimentação escolar ao interior do Estado.