Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2019

Segup garante segurança para veranistas neste fim de semana em Salinas

Por Walena Lopes (SEGUP)
04/08/2019 10h06

Rondas ostensivas e ações de prevenção e salvamento garantem tranquilidade e conforto aos banhistasPara aproveitar as praias e os balneários paraenses com mais tranquilidade, muitos veranistas estenderam as férias por mais este final de semana, mesmo com o fim do mês de julho. Sabendo disso, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) segue com a Operação Verão com Segurança e mantém as ações ostensivas e preventivas nas principais localidades turísticas, até esta segunda-feira (5).

Na praia do Atalaia, localizada no município de Salinópolis, nordeste paraense, a psicóloga Diele Brito escolheu este período para viajar com o marido e os dois filhos e aproveitar com mais tranquilidade um dos mais famosos balneários paraense.

"Chegamos em Salinas há dois dias. Sempre damos preferência para curtir quando a maioria das pessoas já retornaram. As crianças podem brincar com mais liberdade na praia já que o fluxo de carro é bem menor", disse.

Atuações foram mantidas nos principais balneários paraensesA Operação Verão com Segurança iniciou no dia 28 de junho e transcorreu por todo o mês de julho. Em Salinas, as forças de segurança agiram de forma integrada, por meio do Centro Integrado de Comando, instalado no Atalaia, onde sete câmeras monitoram 24h as praias e vias de acesso, além das rondas ostensivas e das ações de prevenção e salvamento, garantindo assim a segurança dos banhistas.

O servidor público Ricardo Soares também prefere este período para trazer a família e aproveitar melhor o sossego da praia. Ele destacou as ações de segurança desenvolvidas, essenciais para tornar as férias da família mais agradáveis e seguras.

"Gostei muito de chegar até aqui e perceber a organização do balizamento na praia, além das ações de prevenção e as orientações que recebemos ao entrar no Atalaia. O policiamento está agindo muito bem e isso faz com que a gente se sinta mais seguro, e possa aproveitar de forma mais tranquila as férias com a nossa família", ressaltou.

Ostensividade – Por meio de uma ação integrada, promovida pela Segup, agentes do Grupamento Fluvial atuaram de forma ostensiva no patrulhamento e mapeamento de possíveis rotas de fuga pelo mar. O resultado desse trabalho reduziu os índices de criminalidade e pôs fim às ações criminosas na região neste período.

Prevenção – Para prevenir afogamentos nos principais balneários do Pará, a Segup inovou, este ano, com mais um instrumento para preservar a vida dos banhistas. O Grupamento Aéreo (Graesp), vinculado à secretaria, disponibilizou o equipamento puçá, um cesto de resgate aéreo utilizado em salvamento de vítimas de afogamento.

O equipamento foi uma das novidades da Operação Verão 2019 coordenada pela pasta e que integra, entre outras instituições, as Polícias Civil e Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar e Centro Integrado de Operações (Ciop).

Equipe do Detran organizou o trânsito na cidade e na praia, e fez orientações aos veranistas que chegavam ao Atalaia"A Segup reforçou a segurança nas principais localidades do Pará que costumam receber veranistas para que todos pudessem se divertir com tranquilidade. Com o término do mês de julho no meio da semana, nós resolvemos ampliar o número de finais de semana contemplados com a operação, a fim de assegurar a proteção para aqueles que resolveram ficar e se divertir em mais um sábado e domingo. A operação se encerra com a atenção voltada para as estradas", explicou o chefe do Núcleo do Planejamento Operacional da Segup, Alexandre Mascarenhas.