Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Alunos de escolas públicas estaduais são selecionados pelo Programa Parlamento Jovem

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
02/08/2019 19h17

A Câmara dos Deputados publicou na manhã desta sexta-feira (2) a seleção final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), de 2019. Entre os 78 estudantes selecionados para a jornada parlamentar em Brasília (DF), três são alunos de escolas públicas estaduais do Pará. O Estado concorria com 113 inscritos, e se tornou o único do Norte com três selecionados. Os demais estados ficaram com apenas um representante. É o melhor resultado paraense desde que o Programa foi criado, em 2003.

Os selecionados são Camila Gamaque Maciel, 18 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Salomão Mufarrej, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém; Carlos André Ferreira, 17 anos, da EEEFM Professor Teodato de Rezende, em Salinópolis, na região nordeste, e Iranilson Miranda Brito, 16 anos, estudante da EEEFM Cônego Calado, em Igarapé-Açu, outro município do nordeste paraense.

Idealizado pela Câmara dos Deputados, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro proporciona ao estudante do ensino médio regular, do ensino técnico (na modalidade Integrada) e alunos concluintes do EJA/EM (Educação de Jovens e Adultos), na faixa etária de 16 a 22 anos, a oportunidade de vivenciar a jornada parlamentar em Brasília, no período de 22 a 27 de setembro deste ano. Os finalistas representam o Estado em uma jornada legislativa jovem, que se assemelha ao processo legislativo real, na qual os estudantes tomam posse como deputados jovens e participam ativamente de todo o processo, expondo suas ideias.

Projetos - Aluno do 3º ano do ensino médio, Carlos André Ferreira sugeriu um projeto de lei que cria um centro de recuperação para dependentes químicos, que beneficiaria estudantes usuários de drogas. Segundo ele, o consumo de drogas é uma dura realidade enfrentada não apenas na escola em que estuda, em Salinópolis, mas no restante do Brasil. "Já sou voluntário em um projeto social como esse, e sei o que é conviver com essa situação. O centro seria uma alternativa para que esses jovens pudessem se tratar e prosseguir nos estudos", explicou.

Iranilson Miranda Brito abordou um tema político, na área de direitos humanos. "Apresentei a proposta de que 10% dos candidatos das eleições sejam jovens, de 18 a 25 anos, garantindo assim a liberdade e o direito à democracia", disse o estudante, para quem a seleção ao PJB "vai ser uma das melhores experiências da minha vida, e tenho certeza de que vou aprender coisas para toda a vida".

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa da seleção do Programa desde 2009. A pedagoga da Seduc, Diana Braga, que coordenou o Programa no Estado, juntamente com a técnica do Cefor, Ana Brito, ressaltou que este ano foi necessário recuperar a ação, já que nas últimas edições a participação foi muito pequena, sem envolvimento das lideranças escolares no apoio aos projetos dos alunos. "Foi um trabalho intenso para que o Programa tivesse o maior alcance na rede estadual. Além disso, os especialistas em educação e os gestores de USEs (unidades Seduc na Escola) e UREs (unidades Regionais de Educação) atuaram para aproximar o PJB dos alunos", afirmou Diana Braga.