Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVAS AÇÕES

Semas visita espaços em Marituba que podem receber ações socioambientais do TerPaz

Por Ronan Frias (DETRAN)
02/08/2019 16h08

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) iniciou nesta sexta-feira (2), as visitas aos espaços que podem receber as ações do TerPaz com o apoio da Semas, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Durante a manha de hoje, a equipe da secretaria foi em vários pontos do segundo território que receberá ações socioambientais.

Walber Teixeira Paula, Diretor de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental da Semas, explica a importância de conhecer previamente os locais: "Nessa visita, nós estamos, inicialmente, verificando os pontos de acesso, estruturas e como o trabalho que será desenvolvido no bairro possa ajudar o máximo possível de pessoas dentro de Marituba.

A integração de políticas públicas de segurança e ações sociais, com articulação de instituições governamentais e comunidades para reduzir índices de violência é a principal finalidade do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Estado, no início de junho. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade iniciou as ações ainda em julho, no bairro da Cabanagem, em Belém, e até o final do ano, outros 6 bairros de municípios da Região Metropolitana serão contemplados.

Conheça um pouco mais das ações previstas:

Semeando a Educação Ambiental
Desenvolve com crianças ações e posturas proativas diante de problemas ambientais locais. Exibição de vídeos, oficina de desenho, jogo amigo do meio ambiente e brincadeiras ambientais estão na programação do projeto.

Formação de Agentes Ambientais
Disseminar conhecimentos e formar multiplicadores de práticas sustentáveis visando ao cuidado com o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida: palestras sobre resíduos, água e poluição; vídeos educativos e jogo Amigo do Meio Ambiente, direcionados a jovens de 15 a 18 anos e adultos.

Escolas
Na Agenda Ambiental serão estimuladas práticas ambientais sustentáveis nas escolas públicas, como a redução do consumo de água e energia e recolhimento e destino adequados de resíduos, com os princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) adaptados na rede oficial de ensino, para tornar o ambiente mais agradável aos estudantes.

Compostagem
Oficina de compostagem para a comunidade escolar é outra atividade que será desenvolvida pela Semas, em parceria com outras instituições com trabalhos afins, para incentivar atitudes de defesa por um meio ambiente sadio, com bem-estar para todos. Orientações de reaproveitamento do lixo orgânico para criação de hortas escolares e domésticas estão entre as prioridades da ação.

Comunidade e o clima: O que podemos fazer?
O Objetivo é estimular o senso crítico dos alunos, levando-os a pensar ações para atenuar os efeitos adversos do clima, através de palestra com especialistas e a construção prática de instrumento para acompanhamento do índice de chuvas na região. Desta forma, contribuiremos para evitar alagamentos, perdas materiais decorrentes de eventos críticos, diminuição da proliferação de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, assim como, a exposição da população a doenças veiculadas pela água.

Permacultura, o que é isso?
Oportunizar possibilidades de ações comunitárias sensibilizadas através da educação Ambiental, de práticas de permacultura urbana para a realização da horta e Sistema de Captação/Aproveitamento de Água da Chuva. Atividade teórica/prática, considerando os princípios da agroecologia e permacultura urbana para o exercício pleno da cidadania.

Sobre o TerPaz: O Programa TerPaz alia ações de repressão qualificadas com inclusão no mercado de trabalho, geração de renda, ampliação de ofertas de educação, reinserção das populações a direitos sociais, aproveitamento de áreas para desenvolvimento do meio ambiente, para recuperação da credibilidade e confiança entre moradores e o estado.