Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Transferência de detentos que estavam em Marabá será concluída neste sábado

Por William Serique (SECOM)
02/08/2019 13h45

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Segup), concluirá neste sábado (3) a transferência de 18 de 26 detentos que saíram do Centro de Recuperação Regional de Altamira na última terça-feira (30) e estavam em Marabá, no sudeste do Estado. O trabalho foi interrompido no início da noite desta sexta-feira (2).

Segundo a Segup, por medida de segurança, os dois aviões que fizeram o traslado hoje retornam para Marabá para o transporte dos oito detentos restantes, às 8h deste sábado (3). "Voar à noite exige mais cuidados. Então, suspendemos o trabalho, para retomarmos amanhã cedo", informou o coronel Armando Gonçalves, do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que cedeu as aeronaves para realizar a transferência dos detentos para Belém.

Os presos partiram de Marabá logo após a conclusão das audiências de custódia e a homologação das prisões preventivas dos envolvidos no inquérito que apura as mortes de quatro presos no caminhão-cela. A Polícia Civil indiciou 22 detentos pelos crimes de associação criminosa e homicídio qualificado. Durante o trajeto, eles usam algemas de três pontos e são escoltados por agentes penitenciários e policiais militares. Toda a operação de transferência envolve cerca de 50 profissionais da Segurança Pública.

A primeira aeronave saiu de Marabá às 12h31 e chegou a Belém por volta de 14 h, com os seguintes presos: Marlon Ribeiro Gomes, Jackson Silva Lemos, Ozeias Oliveira Souza e Elimar Salustiano de Sousa. O segundo avião saiu às 13 h e chegou a Belém às 14h40, trazendo os detentos Bueno Victor da Silva Gomes, Marcelo Teixeira Pereira, Willian Pereira da Silva, Antônio Carlos de Souza e Lucas Oliveira de Almeida.

O terceiro traslado iniciou às 17h18, com Jefferson dos Santos Costa, Romary dos Santos, Higo Blando Beiga Vieira e Sued Farias Guimarães Júnior. O avião chegou às 19h06, em Belém. A segunda aeronave saiu às 17h55 e chegou às 19h35, com Joerbert dos Santos Guimarães, Reiris Silva de Souza, Willkiner Thiago Alves Dias, Marcos dos Santos da Silva e Sidicley Queiroz da Silva.