Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RENOVAÇÃO

Mais de 3 mil coletes, armamentos e equipamentos são entregues à PM

Por Carlos Reinanderson (PM)
01/08/2019 14h54

O Governo do Pará realizou a entrega de 3.500 novos coletes balísticos, 508 armários de aço e 290 espingardas, calibre 12, para a Polícia Militar do Pará, na manhã desta quinta-feira (1º). O evento, realizado no Almoxarifado Central da instituição, no bairro do Marco, e presidido pelo governador do Estado, Hélder Barbalho, é resultado de políticas de governo que visam assegurar melhores condições de autoproteção para os policiais militares e oferecer mais comodidade para a tropa da PM.

Além do governador, também participaram o vice-governador, Lúcio Vale, o secretário de Segurança Pública do Estado, Uálame Machado, e o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.

Os novos coletes, mais leves cerca de 30%, trarão mais comodidade ao policial militar, que precisa passar turnos de 12h, ou mais, com o equipamento. Eles ainda possuem maior tempo de validade, por seis anos, um ano a mais que os equipamentos anteriores. Inicialmente, eles substituirão os coletes que vencerão no mês de novembro deste ano.

A capa do produto também foi desenvolvida com tecnologia e tecidos mais resistentes, em material poliamida, que resiste à fadiga exacerbada durante a sua utilização no cotidiano. O colete também tem sistema de elastômeros/borracha nas laterais (ombros), o que faz prevalecer o conforto para o policial durante uso. Outro fator relevante é a flexibilidade, em razão do conjunto da capa e da elasticidade do painel. A resistência do colete foi aprovada nos laboratórios de tecnologia de ponta do mundo.

Os armários serão distribuídos entre os quarteis subordinados aos comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e II) e para o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). O objetivo é permitir que, neste primeiro momento, os policiais que atuam na região metropolitana tenham um local, dentro dos quarteis, para guardar seu fardamento e equipamento, evitando que o profissional vá para o trabalho fardado.

As espingardas, segundo o coronel Dilson Júnior, serão distribuídas para as unidades do interior do Estado. "Elas serão utilizadas no interior, pois é onde mais precisamos de armamento longo, devido a ações de maior complexidade, como roubo a bancos. Precisamos estar com a tropa preparada e bem equipada para garantir a segurança da sociedade paraense, onde quer que seja", afirmou o comandante.

Para o governador, a renovação de equipamentos para a Segurança Pública é fundamental para garantir a prestação de um serviço de qualidade à sociedade. "É fundamental que possamos garantir boas condições de trabalho aos nossos agentes de segurança pública. Com estes investimentos, em equipamento e na reestruturação dos quarteis, permitimos que a saúde e a segurança do policial sejam melhoradas, para que eles possam prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão, através de uma tropa motivada que possa bem servir e assistir à população paraense", concluiu.