Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

"Verão com Cidadania" é finalizado com atendimentos em Curuçá

Por Carol Amorim (SEEL)
29/07/2019 18h18

A Praia do Abade, em Curuçá, foi a última a receber serviços de cidadania, saúde, esporte e lazer, neste último fim de semana de julho (27 e 28). A programação marcou o encerramento do projeto "Verão com Cidadania", que reuniu ações da Fundação ParáPaz, Secretaria de Saúde (Sespa), Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e Tribunal de Justiça.

Nos dois dias, centenas de pessoas passaram pelo local e receberam atendimentos. Foram feitos 130 testes rápidos de sífilis e 60 de glicemia. Cerca de 200 kits de higiene bucal foram distribuídos para as crianças. A ação, que também promoveu entretenimento esportivo para 600 veranistas e distribuiu milhares de lixeirinhas para carro e preservativos, foi acompanhada pela presidente da ParáPaz, Ray Tavares, e pelo secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Penha da Silva.

Balanço – Durante todo o projeto "Verão é viver com cidadania por todo o Pará", foram realizados 473 atendimentos médicos e distribuídos 600 kits de higiene bucal. Aproximadamente 1.200 pessoas se divertiram, brincaram e participaram de jogos esportivos nas praias. E cerca de 70 audiências foram realizadas nos finais de semana.

As praias que receberam o projeto foram: Atalaia, em Salinas; Ajuruteua, em Bragança; e Praia do Abade, em Curuçá. "A ação foi um sucesso por onde passou, levou muita alegria a toda a comunidade e, principalmente, aos visitantes. A equipe está de parabéns pelo trabalho desempenhado, em fazer com que este projeto fosse memorável", disse o titular da Seel, Arlindo Silva.

Esporte – Crianças, jovens, adultos e idosos participaram de torneios de vôlei, futevôlei, gaymada, travinha, com destaque para o futebol de areia. Uma das equipes vencedoras foi o das meninas do Juventude Abadiense Esporte Clube, que deram um show. O presidente do time falou sobre a importância de ter campeonatos na cidade.

"Resolvi formar um time para juntar essas meninas para se divertirem, já que o esporte mudou a vida delas. Todas são focadas, treinam bastante e não é a toa que o clube existe há nove anos. Torneios como estes fazem com que a equipe se prepare para enfrentar qualquer outro time, e a disputa foi bem acirrada. Todas queriam ficar em primeiro lugar", disse Silas da Silva.

Outro momento importante foi a natação, que contou com sete participantes locais e da capital paraense. O vencedor foi o belenense Jorge Filho, 14.

O prefeito de Curuçá, Jeferson Miranda, mais conhecido como "Tarrafa", falou sobre a parceria entre município e órgãos estaduais. "Agora, o esporte pode efetivamente acontecer. Por meio do Estado, tenho certeza que ela (parceria) vai ser duradoura. Fechamos com chave de ouro a programação de verão, prova disso é o público que esteve presente nas atividades recreativas", enfatizou o prefeito.

*Texto: Nathalia Mota (ParaPaz) e Bianca Rodrigues (Seel)