Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Amazônia Jazz Band se apresenta na Cabanagem e emociona os moradores

Por Úrsula Pereira (SECULT)
29/07/2019 13h21

Mais de 3 mil pessoas se reuniram, na Feira do Conjunto Panorama XXI, no bairro da Cabanagem, para assistir a um concerto histórico da Amazônia Jazz Band (AJB), na noite do sábado (27), que aconteceu pela primeira vez no bairro. A programação faz parte das ações de cultura do programa Territórios pela Paz (TerPaz), uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio do Theatro da Paz e Fundação Cultural do Pará.

A abertura do evento teve a participação dos 'Lendários Break Crew', grupo de hip hop que há 16 anos buscam retratar, em forma de música, a realidade das pessoas que moram nas periferias. "Nunca ninguém fez isso pela cultura do hip hop. Pelo contrário, sempre nos expulsaram dos lugares. Hoje, aqui no nosso bairro, fomos ouvidos e aplaudidos. Nossa intenção foi apresentar a nossa arte só para agradecer", declarou o BBoy Zinho um dos coordenadores do grupo. Sinônimo de resistência, o hip hop faz parte da história da música negra, onde as canções, a dança e a palavra são utilizadas como caminhos de denúncia, escancarando a opressão vivida pela comunidade negra, maioria nas áreas periféricas das cidades.

Além de promover um intercâmbio de experiências, o concerto trouxe muita música brasileira, paraense e trilhas sonoras de filmes consagrados do cinema. Socorro Meireles, moradora da Cabanagem há 34 anos, prestigiou o evento com sua família. "Já enfrentamos muitas filas para assistir a Amazônia Jazz Band no Theatro da Paz. Ter a possibilidade de vê-los no nosso bairro, um bairro pobre, é uma honra. Fomos contemplados e estamos emocionados", afirma.

Irmã Lúcia, da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada, que saiu do Guamá até a Cabanagem só para conhecer a programação. Lurdes Santana, moradora do Bengui e comerciante na Cabanage,m comemorou seu aniversário de 60 anos curtindo 'Love is in the air' executada pela Amazônia Jazz Band e vibrou. "Estou amando! Hoje é meu aniversário e eu escolhi estar aqui. Essa troca de energia foi fantástica. Nós precisávamos disso", afirmou.

Sob a regência do maestro Ricardo Aquino, que atua também como percussionista da AJB, a big band veio com um repertório eletrizante, marcado pelo ecletismo já consagrado da Amazônia Jazz Band. Samba, salsa, mambo, funk, e, como não poderia faltar, o bom e velho carimbó.

"Estamos muito felizes em poder estar aqui. Todos os meses a AJB realiza apresentações gratuitas no Theatro da Paz, mas a nossa missão é também sair de lá e vir até onde o povo está. Que honra e muito obrigado pela oportunidade", declarou Aquino.
No final, já nas despedidas e agradecimentos ao público, uma voz se ouviu na multidão: "Ah, parem com isso! Bora amanhecer?". O mastro prontamente respondeu sorrindo: "Não é má ideia. Obrigado Cabanagem!".

Territórios Pela Paz (TerPaz) - É um programa do Governo do Pará, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), que leva obras e serviços de cidadania para reduzir a vulnerabilidade social, enfrentar as dinâmicas da violência, e dar oportunidade as pessoas que moram em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icui (Ananindeua) e Nova União (Marituba).