Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras do novo aeroporto e da duplicação de ponte são vistoriadas em Salinas

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
26/07/2019 19h19

Governador esteve acompanhado do prefeito de Salinópolis, Paulo Henrique Gomes, e pela deputada Paula GomesLogo depois de sair de Afuá, no arquipélago do Marajó, o governador Helder Barbalho e o vice, Lúcio Vale, vistoriaram, na tarde desta sexta-feira (26), algumas obras e serviços em Salinópolis, na região nordeste do Estado. Eles estiveram acompanhados pelo prefeito do município, Paulo Henrique Gomes, e pela deputada estadual Paula Gomes.

A primeira parada do chefe do Executivo estadual foi nas obras do novo aeroporto do município, onde cerca de 40% da construção já foi executada. Segundo o diretor técnico da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), João Renato Aguiar, o espaço, que substitui o antigo aeródromo de Salinas, terá capacidade para receber aeronaves de até 80 passageiros. Alavancando ainda mais o turismo na região, o novo aeroporto representa um investimento de cerca de R$ 12 milhões do tesouro estadual.

"Esperávamos estar com a obra um pouco mais adiantada, mas, devido às chuvas intensas, alguns processos demoraram mais do que o previsto. A parte de drenagem, no entanto, já está quase 100% pronta e a previsão de entrega da obra é dezembro", explicou Aguiar. Cerca de 60 operários trabalham atualmente na empreitada, que deverá, nos próximos dias, entrar na fase de construção da pista de pouso.

Depois do novo aeroporto, comitiva visitou a duplicação da ponte na PA-444, que está com 75% dos serviços prontosEm seguida, Helder Barbalho esteve na obra de duplicação da ponte sobre o rio Sampaio, na PA-444, no trecho entre a PA-124 e o Atalaia. O serviço está 75% pronto e deve ser inaugurado em setembro. A estrutura tem cerca de 200 metros de comprimento por dez de largura. O investimento, nesse caso, é de mais de R$ 12 milhões.

Segurança – Por fim, o governador do Estado conheceu as instalações do Centro de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança (Segup), implantado na praia do Atalaia. O Centro reúne as principais forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), militares do Corpo de Bombeiros e agências municipais.

O posto conta com aparato para monitoramento das praias, vias de acesso, estacionamento dos ônibus de piquenique e da cidade de Salinas. As imagens são transmitidas por 27 câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop), que, neste ano, acrescentou mais sete equipamentos ao município. Outro aparelho instalado para melhor atuação das forças de segurança é a Speed Dome, uma câmera de alta resolução e longo alcance, que pode chegar a um quilômetro de distância com imagem Full HD.

"Usando a tecnologia e a presença dos órgãos de segurança pública, conseguimos contribuir para o lazer da população paraense e, claro, para o cumprimento das leis", avaliou Helder Barbalho.

Criminalidade – Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, o trabalho integrado, desenvolvido durante o mês de julho, nos diversos balneários paraenses, trouxe mais paz e tranquilidade para a população.

"Esse trabalho integrado foi fruto de muito estudo e reuniu os órgãos de segurança do Estado e dos municípios. Estivemos presentes em 120 localidades de todo o Pará e os índices de criminalidade realmente foram bem baixos, então, podemos considerar que houve um acerto e que a população aproveitou e ainda está aproveitando o verão paraense", destacou.

Ações implementadas na cidade pelo Estado objetivam potencializar a vocação turística da regiãoPotencial – O governador do Estado ainda ressaltou a importância das obras que estão sendo implementadas em Salinas, para potencializar a vocação turística da região. "Salinas tem como vocação, principalmente, o turismo. E nós estamos muito focados em trabalhar para estruturar o município nesse sentido. Por isso, as obras do aeroporto, por exemplo, são fundamentais para incluir a cidade na rota da aviação comercial", enfatizou.

A mesma visão tem o prefeito Paulo Henrique Gomes, que acompanhou a visita do governador à cidade. Ele destacou a parceria do Estado com o município, como grande catalisadora de novos investimentos. "Temos uma grande rede de bares, restaurantes e hotéis que estão crescendo e se fortalecendo com a cidade, daí a importância de estarmos estruturados para receber tanto aqueles que vêm para o lazer e diversão, quanto quem vem para trabalhar", frisou.

Segundo o gestor municipal, a população da cidade é de cerca de 40 mil habitantes, mas, nessa época do ano, chega a quadruplicar, em função do grande número de veranistas que buscam as belezas naturais e as atrações culturais do município.