Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Grupo de humanização da Santa Casa realiza ação com pacientes e acompanhantes

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
25/07/2019 11h56

Na manhã desta quinta-feira, 25, na praça interna da Santa Casa, aconteceu a ação de integrantes do Comitê de Humanização da Fundação Santa Casa, dentro do programa Colônia de Férias, que busca sensibilizar pacientes e seus acompanhantes no trato com o hospital. Segundo a coordenadora do Comitê, Clévia Dantas, o objetivo desta ação é a conscientização dos usuários adultos e crianças sobre a importância de cuidar do ambiente e dos utensílios que os mesmos utilizam no espaço, transmitindo conhecimentos através de dinâmicas lúdicas. " Este é um trabalho muito importante para aliviar as tensões e possíveis desconfortos dos usuários", reforça Clévia.

Os voluntários do Comitê de Humanização mostraram a importância no trato com o hospital e com o lixo, reforçando a reciclagem como fator de economia. " Fizemos essa ação anteriormente na enfermaria e agora a gente está fazendo aqui fora para as pessoas se conscientizarem. Quando a gente separa o lixo para reciclagem, temos a consciência de que o ato é gerador de emprego, e tem ainda a economia da energia, da água". Diz Lene Oliveira, participante do grupo.

Para Josenira Nascimento, do grupo de humanização, é importante trabalhar a conscientização das pessoas no manuseio do bebedouro. Porque muitos deles gastam água, lavam as mãos, desperdiçam copos. Então quando a gente orienta as crianças para que façam de forma correta, os adultos seguem elas. "Eu sempre falo para elas que esse ambiente é delas. São gestoras e responsáveis. Então se a criança observar alguém danificando algo no hospital, ela pode conversar e mostrar que o bebedouro, o banheiro, a pia, a lâmpada são importantes para todos nós". Enfatiza Josenira.

Jaciara Santos, moradora de Ananindeua, mãe de Ádila Santos, que nasceu prematura e faz acompanhamento no ambulatório de pediatria do hospital, elogiou o trabalho da humanização do hospital, "principalmente por reforçar os valores no cuidado com as coisas e isso é importante nos dias atuais, porque levamos adiante as dicas repassadas nesta ação".

Para Ana Cristina, moradora de Icoaraci, que esteve em uma consulta de sua filha Emanuele Vitória, a ação é legal por conta dos ensinamentos no cuidar do meio ambiente e no respeito às coisas públicas.