Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

TerPaz já selecionou 58 empreendedores da Cabanagem para o Credcidadão

Por Marta Brasil (SEAC)
24/07/2019 18h43

O batedor de açaí Carlos Alexandre da Silva Valente, 40, está no primeiro grupo de cadastrados do bairro da Cabanagem aptos a receber o Credcidadão, do governo do Estado. O benefício já alcançou 58 empreendedores e é uma das ações do programa Territórios pela Paz, que busca a redução da violência em áreas vulneráveis com o ingresso conjunto de ações de políticas públicas e de segurança.

Carlos tem um ponto de venda no território, já com a liberação da vigilância sanitária, e está aguardando apenas a licença de funcionamento da prefeitura. Por enquanto, a atividade vem funcionando de forma temporária e experimental, mas o comerciante já comemora a chegada de dias melhores na Cabanagem.

"Fui me cadastrar no Credcidadão para tentar comprar um carro para transportar o açaí", explicou. Com transporte próprio, Carlos pode ter preços mais competitivos e maior qualidade no produto. Ele paga frete para receber o fruto e nem sempre a encomenda chega como ele gostaria.

A técnica do Credcidadão na Cabanagem, Regina Valente, informa que os 58 cadastros aptos vão receber o crédito, que varia de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Os batedores de açaí recebem o valor máximo e têm prazo de carência para começar a pagar. "Tudo depende de cada negócio, de cada caso", explica.

O Credcidadão atua nos territórios em parceria com Sebrae, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Banpará, com cadastros e informações sobre microcrédito e palestras de estímulo ao empreendedorismo local.