Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXEMPLO

Abatedouro de frango caipira é exemplo em Brasil Novo

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
24/07/2019 11h41

Uma Unidade Demonstrativa de abatimento de frango caipira, localizada na chácara do agricultor Milton Lima, área rural do município de Brasil Novo, sudoeste paraense, é referência na região por ser economicamente viável e ambientalmente correta. O projeto conta, desde 2015, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e se tornou exemplo por respeitar o meio ambiente ao não despejar resíduos no solo. 

Desde a implantação da Unidade, há quatro anos, profissionais da Emater orientam o produtor sobre vários aspectos, entre eles, adequação, cuidados com o meio ambiente, sanidade e limpeza. Inicialmente, as aves ficam 30 dias em confinamento recebendo rações balanceadas. O índice de mortalidade é de apenas 10%, garante o médico-veterinário e funcionário da Emater Almir Uchôa.

"A taxa é baixa porque há cuidado com a alimentação, que é alternativa e formulada por nossa equipe. Outro cuidado importante é com a pastagem e vermifugação. O espaço conta, também, com cerca elétrica e isso ajuda a manter predadores distantes". 

"Após o processo de abatimento, as penas, o sangue e o esterco são aproveitados. Esses resíduos
passam por um processo de tratamento e depois viram compostagem para outras culturas. O cuidado para não contaminar o meio ambiente é prioridade e isso é muito bem trabalhado com o produtor".

Para Almir Uchôa, com o apoio dado pela Emater ao produtor "ele tem como caminhar só, porque está preparado e serve também como exemplo para outros produtores da região que queiram trabalhar com aves".

O produtor Milton Lima garante que sem o apoio técnico da Emater não teria conseguido colocar a Unidade Demonstrativa para funcionar. "Foram várias visitas, encontros e troca de ideias. Os técnicos sempre estão disponíveis e isso facilita muito o trabalho". A construção do abatedouro foi financiada com recursos próprios do produtor. O lucro é bom, tanto é que Milton quer vender frangos para outros municípios da região. Hoje, o abatimento gira em torno de 200 frangos mensalmente, mas a Unidade tem capacidade para abater mais de mil aves.

"A expectativa é de abater cerca de 400 frangos por mês a partir do ano que vem e vender para o comércio das cidades de Altamira e Medicilândia e aumentar meu lucro". Em todo o município de Brasil Novo, somente o produtor trabalha com abatimento do frango caipira, que é comercializado a uma média de R$ 35 a unidade.