Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Secult apresenta na Cabanagem estratégias que integram instituições e comunidade

Por Úrsula Pereira (SECULT)
22/07/2019 21h51

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), apresenta nesta terça-feira (23) uma proposta de ações culturais, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), um amplo esforço voltado à diminuição da vulnerabilidade social e ao enfrentamento da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em sete bairros da Região Metropolitana de Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). A Cabanagem foi o primeiro território a receber um conjunto de ações institucionais. Os próximos beneficiados serão os moradores do Icuí.

O objetivo é apresentar aos parceiros e agentes envolvidos as estratégias montadas pela Secult - com base nas visitas aos territórios, especialmente ao bairro da Cabanagem -, que se baseou em dois alicerces: estímulo ao sentimento de pertencimento e protagonismo social, por meio de oficinas de linguagens artísticas culturais, momentos de socialização e pesquisa, que vão gerar um livro pedagógico sobre a história do território e seus elementos de identidade e memória. O livro será elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a partir de 2020.

Estarão presentes o grupo de trabalho da Secult no TerPaz: Júlio Alejandro Jeovez, coordenador da Câmara Intersetorial; Juliana Barroso, coordenadora da Rede Local Cidadania; Marisa Elenice, coordenadora das ações da Cabanagem; coronel Marcos Lopes, da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac); capitão Rodrigo Martis, da Diretoria de Prevenção Social da Violência e Criminalidade (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Kenny Teixeira, da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa); Ivanilda Vieira, diretora da Escola José Ribeiro Valente (Cabanagem); Paulo Setúbal, liderança comunitária na Cabanagem; Wellington Frazão, comunicador comunitário da Cabanagem; Aiala Colares e diversos professores e pesquisadore, da Universidade do Estado do Pará (Uepa); Daniele Lobato, do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma/Uepa); Anne Carvalho, Fundação Cultural do Pará (FCP); professores pesquisadores da Uepa, e representantes do Movimento República de Emaús.

A intenção da Secretaria é captar parceiros, agregar parcerias institucionais e comunitárias e ainda integrar programações que dialoguem com a política pública cultural, já que o projeto que está sendo modelado para a Cabanagem servirá de modelo aos demais territórios.

Programação

10 h às 10h30: Sensibilização e Fala da secretária de Cultura e autoridades presentes

10h30 às 11h30: Apresentação do Projeto Executivo

11h30 às 12h30: Contribuições dos convidados e considerações finais

Serviço: A reunião ocorrerá no auditório do Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro), em Belém, nesta terça-feira (23), a partir das 10 h.