Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Seduc reforça TerPaz com atividades esportivas

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
22/07/2019 17h49

Do futebol de salão ao vôlei e do Badminton ao festival da pipa, não faltaram brincadeiras para as crianças e jovens do bairro da Cabanagem, em Ananindeua, na escola Professor José Valente Ribeiro. A movimentação intensa na manhã desta segunda-feira (22) foi resultado das ações esportivas promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que integra o programa Território Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará.

As atividades iniciaram pela manhã com a formação das equipes. Enquanto uns se divertiam com o futsal, outros tiveram a oportunidade de descobrir o Badminton - considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. "Hoje nós mostramos um pouco dessa modalidade para as crianças. Elas jogam muito futebol, conhecem o vôlei, só que nós queremos mostrar uma modalidade que cresce no Pará. É possível você trabalhar isso na escola e incluir nos conteúdos [ministrados] da educação física", conta o professor de educação física do NEL Orbélio Neto, que trabalha o esporte há quatro anos no ginásio do Núcleo.

Em poucos minutos de partida, foi possível observar os resultados e a diversão estampada nos rostos da criançada. Ao saber das atividades esportivas da Seduc na escola, o estudante Gabriel Henrique, de 13 anos, decidiu experimentar a dança das raquetes. Entre os erros e acertos, a primeira impressão foi positiva. "É a primeira vez que eu conheço o Badminton e é uma experiência muito legal. Ele [o professor] nos ensina, brinca e interage com a gente". Os trabalhos de esporte e lazer da Seduc na escola da Cabanagem serão contínuos e aplicados para promover a formação do cidadão e gerar oportunidades, como explica o coordenador do NEL Marcley Lima. "Tivemos todo o apoio da secretaria de educação para estarmos na Cabanagem. O NEL está presente com os jogos, com a leitura e com diversas outras atividades lúdicas. Isso é muito importante porque esse jovem que está com a gente não está no crime, mas no esporte. Nós estamos gerando oportunidades para que eles criem um novo futuro. Estamos muito felizes!"

Na ocasião, o secretário de Cidadania Ricardo Balestreri comentou a participação da Seduc na programação do TerPaz e destacou a importância de se ter um governo presente nas comunidades. "Temos o NEL da Seduc com diversas atividades importantes para a criançada. Hoje é um dia festivo e a ideia por trás de tudo isso é o Governo se fazer presente de forma permanente na vida dessas crianças e adolescentes, principalmente trazendo valores: solidariedade, convivência, respeito e disciplina".

O Programa Território pela Paz (TerPaz) atua inicialmente nos bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). São diversas secretarias do Governo levando ações para diminuir a vulnerabilidade social e a violência nesses bairros da Grande Belém.

(Por Fernanda Palheta)