Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SÃO BENEDITO

Bragança terá novo monumento de São Benedito até dezembro deste ano

Por Úrsula Pereira (SECULT)
22/07/2019 14h52

Neste domingo (21), a população bragantina conheceu a imagem vencedora do concurso 'São Benedito de Arte Popular' que regulamentou a escolha do protótipo da nova estátua, por meio da votação popular. A escultura será reproduzida em escala monumental, substituindo a imagem do santo padroeiro da cidade de Bragança, que desabou em maio deste ano.

No total, foram apurados 1.563 votos - a maioria de crianças e jovens - ao longo dos 15 dias de votação. Com 752 votos, o vencedor foi Valdeci dos Santos, de 43 anos, natural da cidade de Viseu, mas que reside no município há 15 anos e já se considera um bragantino. Valdeci é escultor há 25 anos e já havia trabalhado na reforma da antiga imagem.

 Ao todo, quinze protótipos de artistas de nove municípios do Pará foram pré-selecionados. A votação aconteceu no Museu Teatro da Marujada e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), pois foi realizada via urna eletrônica.

"A devoção de marujos e marujas, o cuidado com a preservação da memória e da tradição e a dedicação da Irmandade de São Benedito são um exemplo do povo Bragantino para todo o Pará. A Marujada é uma das mais bonitas festas religiosas do país e representa hoje, uma das principais manifestações de nossa cultura popular. É uma alegria para o Governo do Pará promover esta integração da comunidade na escolha do novo monumento, de forma tão democrática: por meio de votação em urna eletrônica. Obrigada aos envolvidos, especialmente ao TRE/PA pela parceria, ao Teatro Museu da Marujada, aos artesãos e à população de Bragança que abraçou a ideia e, democraticamente escolheu a imagem que melhor representa a cultura e a devoção do povo da região", afirmou Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura.

A segunda etapa do projeto é a reforma do Mirante e construção do monumento, que será executada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), para que a nova estátua seja inaugurada no período da Marujada, em dezembro, no período da Festa religiosa, um momento tão importante para a cultura e para a devoção dos bragantinos.